Assim como na área urbana, a iluminação pública das localidades do interior também está sendo revitalizada. Está sendo realizada a substituição de lâmpadas, instalação de novas luminárias, ajustes e trabalhos de manutenção do sistema.

O trabalho teve início com a realização de um diagnóstico a partir da revisão geral da rede de iluminação pública do interior feito pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Na apresentação do diagnóstico ao prefeito Jacques Barbosa, ficou definido a formação da força-tarefa para atender as comunidades rurais. De acordo com o secretário de Obras, Adolar Queiroz, a ação iniciada na semana passada já atendeu cinco comunidades rurais. Até a tarde desta quinta-feira, 11, já haviam sido beneficiadas as comunidades da Linha Pessegueiro, São Pedro, União, Linha Caimento e Municipal.

A força-tarefa tem à frente o coordenador da SMOSU, João Henrique Fonseca. Ele reforça que já foram trocadas 30 lâmpadas e instalados quinze novos pontos de iluminação. “Pode parecer pouco, mas a conservação e ajustes do sistema exigem bastante. Quando vamos trocar uma lâmpada, por exemplo, temos que verificar a situação da vegetação do entorno, se é preciso ou não realizar podas. Também tem a situação dos postes, que é verificada e, se necessário, ocorre a troca. A fiação também passa por uma verificação e conferência”. A força-tarefa segue o cronograma estipulado pela SMOSU.

“A determinação do prefeito Jacques Barbosa é para dar celeridade à manutenção da iluminação e garantir a segurança e o bem-estar da população. Está sendo executada a manutenção necessária para garantir iluminação pública na sede dos distritos, representando eficiência para os moradores e economicidade para o município”, ressaltou Queiroz.

Texto: João Gomes

Fotos: João Henrique Fonseca/SMOSU