A Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar (FEAAGRI) Missões definiu os membros de suas comissões na manhã desta sexta-feira, 29, em reunião realizada no centro administrativo do Parque de Exposições Siegfried Ritter. A feira será realizada de 3 a 7 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com entrada franca.

Na manhã desta sexta, o presidente da diretoria executiva da FEAAGRI, Daniel Casarin, apresentou uma relação dos eventos que já estão confirmados e o ingresso de outras atrações foram discutidos. Participaram da reunião o prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro; secretários municipais Luiz Gilmar Borges (Agricultura) e Adolar Queiroz (Obras) e representantes de entidades que integram a organização da feira.

Casarin explicou que a feira de 2020 terá um dia mais que a edição realizada em 2018, aproveitando o feriado de 7 de setembro que cairá numa segunda-feira. A expectativa é contar com 230 expositores e receber um público em torno de 50 mil pessoas. Com relação à venda de espaços, Casarin citou que a comercialização está dentro do esperado. Na área externa, dos 80 terrenos, 22 já estão comercializados. Na área destinada ao artesanato, todos os espaços foram vendidos, assim como os estandes da agricultura familiar. E nas áreas internas chama a atenção, a boa procura por parte de expositores locais.

A FEAAGRI 2020 tem projeto de captação de recursos aprovado pela Lei Rouanet, no valor de R$ 450 mil. A responsável pelo projeto e captação dos recursos é Odila Motta, da MK Produções Culturais. Casarin destaca que vários contatos já foram feitos buscando patrocínios e que algumas respostas positivas já foram dadas, como do Banrisul.

EVENTOS PARALELOS

Entre os eventos paralelos que serão realizados durante a FEAAGRI está o 13º Festival Cidade das Tortas. O objetivo é aumentar o número de empresas participantes em relação à última edição. O prefeito Jacques Barbosa lembrou que o festival já é uma marca de Santo Ângelo, embora o espaço para crescimento seja grande, esse é o desafio. Ele citou o SENAC, que trabalha com oferta de cursos no setor e que pode ser um parceiro para o desenvolvimento dessa atividade.

Também está sendo definido o rodeio que será promovido pela Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA) e o Dia da Maturidade do SESC, com atividades e baile para grupos de terceira idade da região.

Outras atrações da feira serão a gastronomia das casas das etnias, o Costelão Campeiro do GTF Coronel Aparício Borges e os shows do palco cultural.

A Emater também promoverá a edição dos Jogos Rurais Sol a Sol durante a FEAAGRI, faltando definir apenas o dia dos jogos e da realização do concurso de escolha da Garota e Garoto Sol a Sol.

SEMINÁRIOS

Também está definido que serão realizados seminários e palestras voltados para temas como turismo e agricultura. Nesse quesito, o prefeito Jacques e o vice Bruno apontaram que seria importante tratar de assuntos ligados ao avanço tecnológico e legislação do meio rural, além de assuntos específicos como produção leiteira, suinocultura e alimentos orgânicos.

Ao final da reunião, foi apresentada a formação das comissões setoriais da FEAAGRI. Os membros dessas comissões estarão reunidos em março para discutir o cronograma de trabalho a ser desenvolvido pré e durante a realização da feira.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes