Espaço destinado ao fomento de manifestações artísticas está localizado no Centro Municipal de Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes estará inaugurou no último sábado, 30/10 a Sala de Ensaios e Oficinas Jorge Freitas. O espaço está instalado no Centro Municipal de Cultura e será destinado a fomentar e instrumentalizar as manifestações artísticas no município e na região.
O secretário municipal de Cultura e Esportes, Marco André München, define como justa a homenagem em função de toda contribuição e legado deixado pelo artista à cultura gaúcha. O ato de inauguração está marcado para as 10 horas.
Natural de Santo Ângelo, o músico foi vítima da Covid-19 e faleceu em 13 de junho de 2020, no Hospital de Cruz Alta. Com mais de 30 anos de carreira, o artista foi premiado em vários festivais nativistas, gravou mais de 300 músicas em discos de festivais e conquistou mais de 30 troféus de melhor intérprete.
Sua trajetória musical iniciou aos 9 anos, quando ingressou no grupo Pequenos Cantores, do Colégio Marista Santo Ângelo. Sua primeira participação em festivais ocorreu aos 18 anos, no Projeto Cantares, em Santo Ângelo. Consagrou-se vencedor em alguns dos principais festivais nativistas, como a Coxilha Nativista de Cruz Alta, tendo sido escolhido melhor intérprete em vários deles. Em 2003, coordenou a realização do Canto dos Livres, festival realizado em Santo Ângelo e participou de todas as edições do Canto Missioneiro.
Em 1997 gravou seu primeiro trabalho individual, o CD Recuerdos Costeiros. Depois disso foram mais cinco CDs e um álbum duplo. Participou de inúmeros festivais, eventos, programas televisivos e realizou shows por todo o Brasil e também na Argentina.
Estarão presentes no evento familiares do Jorge, amigos, autoridades e artistas.
Foto: Divulgação