No último sábado, 18/03/2023 aconteceu o recolhimento de lixo eletrônico e linha branca no município de Santo Ângelo e o projeto Nossa Rádio é Eco, tem o intuito de divulgar ações, realizadas por municípios de abrangência, mostrando a importância da colaboração e também cuidado da população com o nosso Meio Ambiente.
Conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/2010, o contribuinte tem a responsabilidade para com os seus resíduos. Todo e qualquer dano que venha a acontecer ao meio ambiente decorrente do mau gerenciamento do resíduo, é de responsabilidade do gerador.
Conforme legislação, resíduos eletrônicos, pneus, lâmpadas, dentre outros, aplica-se o sistema de logística reversa, onde estes tipos de resíduos voltam para o fabricante através do comerciante que vendeu o produto, para destinação adequada. A prefeitura realiza a campanha da coleta de lixo eletrônico e linha branca de 2 a 4 vezes no ano na Praça Ricardo Leônidas Ribas “Praça Do Brique”, como forma de auxílio para a destinação correta destes resíduos.
A empresa NATUSOMOS de Horizontina disponibiliza caminhões para a coleta e carga dos resíduos de lixo eletrônico e linha branca. Os resíduos são levados pelo contribuinte até a praça, onde são coletados por voluntários da prefeitura e o Primeiro Batalhão de Comunicações.
A campanha da coleta de lixo eletrônico acontece desde 2015 e desde então já foram recolhidos no total cerca de 400 toneladas de lixo eletrônico, pneus e lâmpadas, só neste recolhimento foram 32 toneladas.
Esta ação conta com a participação dos comerciantes e entidades locais, com o comparecimento da SINDILOJAS, UNIMED, Primeiro Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo, FASA – Faculdade Santo Ângelo, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, SESC, SENAC, CORSAN, LIONS, dentre outros.
Créditos: Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano