Uma solenidade realizada na manhã da sexta-feira, 28, na Praça Pinheiro Machado, marcou a entrega de sete novas viaturas para o 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Santo Ângelo. As quatro caminhonetes Toyota Hilux e quatro Pálio Weekend Adventure foram adquiridas com recursos garantidos via emenda parlamentar, com esforço de todos os deputados federais e senadores gaúchos.

O ato contou com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada, comandante do 7º RPMon; deputado estadual Eduardo Loureiro; vice-prefeito Bruno Hesse; presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello; delegado regional de Polícia Civil, Fernando Sodré; bispo diocesano dom Liro Meurer; coordenadora regional de Educação, Enida Sallet; Ederson Pires Dornelles, delegado regional da 3ª Delegacia Penitenciária e capitão Silvano Rodrigues, representando o 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

O tenente-coronel José Jornada destacou a iniciativa do prefeito Jacques Barbosa, do deputado estadual Eduardo Loureiro e de vereadores que buscaram os recursos junto aos deputados federais para garantir a compra das viaturas. “A administração do prefeito Jacques Barbosa reconhece e apoia a Brigada Militar e o deputado Eduardo é um parceiro da nossa instituição e da Polícia Civil. Por isso, o esforço em dotar as instituições de equipamentos que possam ampliar a nossa atuação, propiciando mais segurança para a comunidade. Vale ressaltar que Santo Ângelo é um município seguro e os indicadores comprovam isso”.

O deputado Eduardo Loureiro argumentou que a conquista das viaturas é fruto de um trabalho articulado, com união de esforços e que contou com a sensibilidade dos deputados federais. “A causa da segurança pública está acima de quaisquer diferenças políticas. É um clamor da sociedade”.

O prefeito Jacques Barbosa afirmou não acreditar que segurança pública não é uma função do governo municipal. “Penso que tudo que envolve o cidadão deve ser de interesse da gestão. E na segurança pública a maneira de colaborar é assim, buscando recursos, procurando dotar as instituições das melhores condições possíveis para realizar seu trabalho”.

Ainda sobre investimentos em segurança pública, Jacques citou algumas ações no setor, como as melhorias projetadas para o setor de videomonitoramento e a iluminação pública, que onde as lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio estão sendo substituídas por equipamentos de LED, melhorando as condições de visibilidade, atendendo cuidados ambientais e propiciando economia para o Município. A troca dessas lâmpadas está ocorrendo inicialmente na região central e numa segunda etapa abrangerá as interligações com os bairros. A terceira etapa será da troca interna nos bairros. “Iluminação de qualidade é segurança”.

Na área da Polícia Civil, Jacques citou o projeto de instalação de uma delegacia especializada no combate ao crime organizado que será sediada junto ao Centro Social Urbano, no Bairro Pippi.

Fotos: Fernando Gomes

Fonte: Asessoria da Prefeitura de Santo Ângelo.