James Webb encontra possíveis galáxias massivas tão maduras quanto a Via Láctea

A Rádio que Contagia

James Webb encontra possíveis galáxias massivas tão maduras quanto a Via Láctea

Imagens de seis galáxias massivas candidatas, vistas 500-700 milhões de anos após o Big Bang. Uma das fontes (canto inferior esquerdo) pode conter tantas estrelas quanto a nossa atual Via Láctea, mas é 30 vezes mais compacta.  — Foto: NASA, ESA, CSA, I. Labbe (Swinburne University of Technology). Processamento de imagem: G. Brammer (Niels Bohr Institute's Cosmic Dawn Center na Universidade de Copenhagen)
Imagens de seis galáxias massivas candidatas, vistas 500-700 milhões de anos após o Big Bang. Uma das fontes (canto inferior esquerdo) pode conter tantas estrelas quanto a nossa atual Via Láctea, mas é 30 vezes mais compacta. — Foto: NASA, ESA, CSA, I. Labbe (Swinburne University of Technology). Processamento de imagem: G. Brammer (Niels Bohr Institute’s Cosmic Dawn Center na Universidade de Copenhagen)

O telescópio James Webb encontrou possíveis galáxias massivas tão maduras quanto a nossa Via Láctea.

Os dados obtidos pelo telescópio revelam o que parecem ser seis grandes galáxias que existiram entre 500 e 700 milhões de anos após a explosão do Big Bang, que deu início ao universo há 13,8 bilhões de anos. O universo tinha aproximadamente 3% de sua idade atual na época.

descoberta foi publicada nesta quarta-feira (22) na revista Nature.

“Esses objetos são muito mais massivos do que se esperava”, disse o professor de astronomia da Penn State, Joel Leja, em um comunicado. “Esperávamos apenas encontrar galáxias pequenas, jovens e bebês neste momento, mas descobrimos galáxias tão maduras quanto a nossa no que antes era entendido como o alvorecer do universo.”

Cada um dos seis objetos parece pesar bilhões de vezes mais que o nosso Sol. Em um deles, o peso total de todas as suas estrelas pode chegar a ser 100 bilhões de vezes maior que o nosso Sol, segundo os cientistas.

“Elas são radicalmente diferentes – criaturas verdadeiramente bizarras”, disse o astrofísico Ivo Labbe da Universidade de Tecnologia de Swinburne na Austrália, principal autor do estudo.

“Se a Via Láctea fosse um adulto de tamanho regular e médio, digamos, cerca de 1,75 metros de altura e 70 kg de peso, essas galáxias seriam bebês de 1 ano de idade pesando o mesmo, mas com menos de 7 cm de altura. O universo primitivo é um show de horrores.”

Fonte: G1.globo

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Endereço
Avenida 22 de julho, 742 - Irineópolis - SC

E-mail
comercial105.9@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI