O legislativo de Águas de Chapecó realizou na noite da última quinta-feira(19), mais uma reunião ordinária legislativa, a reunião foi de forma presencial somente para os Vereadores, a presença de público ainda não é permitida por conta da pandemia da Covid-19. 

 

Conduzida por Rachel Elma Mohr Steiernagel, Vereadora Presidente da Casa a sessão foi rápida, tendo em pauta uma Indicação e a entrada de um Projeto de Lei. Ainda na sessão, quatro Vereadores fizeram uso da palavra, além da Vereadora Presidente.

 

  • Assuntos debatidos

O primeiro assunto da noite foi a votação da ATA da Sessão anterior, esta, que foi aprovada em votação sem manifestação dos nobres edis. Do Executivo Municipal, foi recebido e apresentado aos edis o Projeto de Lei Municipal 023/2020 " Dispõem sobre abertura de crédito suplementar no orçamento do município de Águas de Chapecó e dá outras providências".

 

Sem matéria oriunda das comissões permanentes da Casa, foi apresentada e aprovada a indicação em pauta, de autoria do Vereador Ari Ladi Mohr, essa que foi a indicação n° 022/2020 "Para que a administração Municipal, por meio do departamento competente, disponibilize os trabalhos de trator de esteiras ou maquinário equivalente, para limpeza da lavoura e retirada de pedras junto a propriedade do agricultor Sr. Osvaldo Dias, morador da comunidade de Linha Quarta Secção Policial".

 

  • Explicações pessoais

Fizeram uso da tribuna os Vereadores, Leoni da Cunha, Ivanildo Trier, Ademir Pereira Machado, Giliard Mai e da bancada se pronunciou a  Vereadora Presidente Rachel Elma Mohr Steiernagel.

O Vereador Leoni da Cunha falou sobre a atual situação da estiagem que predomina em nossa região, se solidarizando com o produtor rural. Falou sobre a distribuição de água que está ocorrendo no município e solicitou de que seja terceirizado caminhões para o puxe de água aos produtores que necessitam. E falou sobre as eleições municipais que se passaram.

 

Ivanildo Trier, desejando sucesso aos vereadores eleitos para o pleito 2021 a 2024, também falou sobre a terceirização de empresas para o puxe de água. Falando sobre emenda impositiva conquistada junto  ao deputado Cesar Valduga, essa que já foi entregue.

 

 

Ademir Pereira Machado, na tribuna parabenizou os Vereadores reeleitos nas eleições municipais e a todos os candidatos que se colocaram a disposição para o pleito eleitoral. Falou sobre a dificuldade de contratar caminhão pipa para o puxe de água, e, na oportunidade parabenizou a atual administração por estar prestando um belo trabalho para a sociedade. 

 

Giliard Mai, também falou da situação da estiagem, mostrando preocupação com os impactos futuros no setor agrícola, que serão causados por conta da estiagem. Também parabenizou os Vereadores por se reelegerem para a nova administração, de 2021 a 2024, e também os Vereadores que durante 4 anos, sempre trabalharam arduamente para a sociedade. Falou ainda sobre uma possível reforma da Praça Central, da possível troca das lâmpadas da iluminação pública e sobre a Covid-19 para que todos as respeitem as normas e se previna.

 

A Vereadora Presidente Rachel Elma Mohr Steiernagel, também falou sobe a situação da estiagem, deixando a Casa Legislativa a disposição para auxiliar os produtores. Na oportunidade parabenizou os novos gestores do município de Águas de Chapecó, deixando uma mensagem para os mesmos. Finalizou seu pronunciamento da bancanda, esclarecendo para a população que as reuniões ordinárias são presenciais apenas para os Vereadores, sem a presença de público, por conta da Covid-19.

 

Desta forma, a reunião ordinária foi finalizada e a próxima será segunda-feira, dia 23 com inicio às  19 horas. Mais informações em www.camaraaguasdechapeco.sc.gov.br.

 

Vereadores que compõem o Plenário

  • Ademir Pereira Machado
  • Ari Ladi Mohr
  • Giliard Mai
  • Ivanildo Trier
  • Jaime Pacheco dos Santos
  • Jatir Dal Magro
  • Juraci Almeida da Silva
  • Leoni da Cunha
  • Rachel Elma Mohr Steiernagel

 

 

 

 

Fonte: Welinton Seimetz/Rádio São Carlos - 104.1FM