A Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur do Balneário de Pratas realizou na manhã desta quinta-feira (05) uma palestra com o engenheiro químico Gary Bitencourt. O objetivo, segundo a diretora do educandário Cristiane Coan Morona, “foi conhecer os três poços de água mineral existentes na comunidade, diferenciá-los através da temperatura da água, PH, turbidez e condutividade, bem como, refletir sobre a importância do cuidado que devemos ter com esse recurso natural; e também, conhecer a história das fontes termais da região, bem como suas propriedades terapêuticas”, relatou.

 

A História das Águas Termais da Região Oeste de Santa Catarina é um projeto da escola em parceria com o programa A União Faz a Vida – PUFV que foi realizada, primeiramente em sala de aula com esta palestra, e após, a campo.

 

Bitencourt falou sobre o trabalho realizado com os alunos, onde passou algumas experiências, como a diferenciação de águas minerais de potáveis, legislação, características das águas da região. “Visitamos também os poços de águas minerais do Balneário de Pratas onde medimos alguns parâmetros físico-químicos. É mais uma etapa onde os alunos aprenderam um pouco mais, dentro de um processo de ensino do PUFV, que dará a eles ferramentas para continuar neste projeto de sustentabilidade”, completou.