A beleza do reservatório da usina hidrelétrica Foz do Chapecó tem atraído a atenção do mercado imobiliário. O que muita gente não sabe, é que as áreas que margeiam o lago formam a Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório e são de propriedade da Foz do Chapecó Energia. Por isso, a empresa tem orientado os interessados em adquirir áreas próximas ao lago ou acessar as suas águas, que busquem informações pelo (www.fozdochapeco.com.br) no item Fale Conosco ou liguem para (49) 3325.1248.

 

A APP é protegida por lei e sua utilização é restrita e deve ser informada aos órgãos ambientais. A largura da área de preservação permanente da usina hidrelétrica Foz do Chapecó é variável e seu limite pode estar entre 30 e mais de um quilômetro de distância da margem do lago.

 

Usos também têm regras

 

Desde a aprovação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera), em agosto do ano passado, o acesso ao lago pela APP pode ser feito apenas para os proprietários vizinhos ao empreendimento em casos como dessedentação animal, consumo humano, levar caícos ou barcos (até cinco metros de comprimento e motor de rabeta) por meio de trilhas/carreiros pequenos e criar abelhas sem ferrão. Mesmo para esses fins, a utilização deve ser permitida pela Foz do Chapecó e ter a licença dos órgãos competentes. Todas as informações estão no site da empresa.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Foz do Chapecó