Nos meses de junho e julho realizamos mais um ciclo de visitas aos grupos Hipertensos e Diabéticos do município de Cunhataí, desta vez além da participação da Enfermeira Evandra, Técnico em Enfermagem, ACS, contamos com a participação da nutricionista Haniki Zart parte integrante da equipe multiprofissional nos acompanhando.
A importância dos encontros com hipertensos e diabéticos reside no controle eficaz dessas doenças crônicas, na prevenção de complicações e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Esses encontros realizados em grupos, proporcionam troca de experiências, educação em saúde, apoio mútuo e fortalecem o vínculo entre pacientes e profissionais de saúde.
A equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, odontólogo, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, oferece uma abordagem integral e holística para a prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial (HA), Diabetes (DIA) e outras doenças crônicas.
Aferição de pressão arterial, glicemia, além de rodas de conversa, ajudam na prevenção, diagnóstico e controle da hipertensão e diabetes. Discussões sobre a importância do controle dessas doenças, dicas de alimentação saudável. O contato mais próximo com os profissionais de saúde facilita o acompanhamento, a adesão ao tratamento e a resolução de dúvidas e problemas.
Orientações básicas repassadas pela Nutricionista Haniki Zart nos encontros:
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
- Realizar 5/6 refeições por dia, sendo elas em menor quantidade.
- Prefira alimentos integrais.
- Evite consumo de alimentos industrializados, doces, gorduras e frituras.
- Aumente o consumo de fibras.
- Consuma três frutas variadas por dia.
- Mastigue muito bem os alimentos.
- Evite o consumo de sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
- Mantenha um sono regular de 8 horas diárias.
- Beba água.
- Realize exercício físico de pelo menos 30min diariamente.
- Evita o consumo de sal em excesso.

Fontes: ASCOM Município de Cunhataí

