Santa Catarina tem o pior trecho de rodovia do Brasil, apontou estudo da Confederação Nacional do Transporte. Ele fica na BR-163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense. Esse pedaço, de 59 quilômetros, foi considerado péssimo pela entidade.
O trecho da BR-163 é considerado péssimo em todos os três grupos de características analisadas pelo estudo. O primeiro deles diz respeito às condições de pavimentação, seja da via de rolamento ou do acostamento. O segundo trata da sinalização, com dados que vão do estado das faixas à legibilidade das placas.
Já o último quesito aborda a geometria da via, ou seja, se tem espaço apropriado, se permite ultrapassagens e dá visibilidade aos motoristas nas curvas, por exemplo.
O trajeto de 59 quilômetros é fundamental para o agronegócio no Oeste catarinense, por servir ao transporte de cargas e insumos.
Sete em cada 10 quilômetros das principais rodovias de Santa Catarina estão em más condições, segundo o estudo. A entidade estima necessidade de investimentos de até R$ 2,89 bilhões para recuperá-los, o que foge, no entanto, do que é previsto hoje para o Estado.
Fonte: G1/SC