SC: PF desarticula esquema de fraude bancária com uso de documentos falsos
Comunidade Notícias

Operação da Polícia Federal cumpriu mandados em Palhoça e apura atuação de grupo que acessava contas da Caixa, alterava dados biométricos e realizava saques e transferências indevidas

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Comando SC, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de utilizar documentos falsos para acessar contas bancárias de clientes da Caixa Econômica Federal. Segundo as investigações, os suspeitos atuavam em Santa Catarina e também no Paraná.

De acordo com a PF, o grupo conseguia invadir o acesso das vítimas e alterar dados biométricos, o que permitia assumir o controle das contas e realizar saques e transferências indevidas. A apuração indica um esquema estruturado, com uso de fraude documental para burlar os mecanismos de segurança bancária.

Durante a operação, os policiais cumpriram mandados de busca em dois endereços ligados a suspeitos no município de Palhoça, no Litoral catarinense. A ação teve como foco impedir novas fraudes e reunir provas para o avanço das investigações.

Ainda conforme a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder por estelionato praticado contra entidade de direito público federal. As investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes do esquema e também dimensionar o prejuízo causado às vítimas.

O caso chama atenção por envolver fraude em dados pessoais e acesso indevido a contas bancárias, tema que acende alerta para a importância da proteção de informações e do monitoramento constante de movimentações financeiras. Em golpes assim, o crime tenta vestir terno de rotina bancária para passar despercebido.