SC: Justiça Eleitoral inicia preparação de 19 mil urnas para o segundo turno
Comunidade Notícias

Procedimentos seguem até 21 de outubro e podem ser acompanhados pela população. Mais de 5,7 milhões de catarinenses estão aptos a votar no dia 25.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina iniciou, nesta segunda-feira (12), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2026, marcado para o dia 25 de outubro. Ao todo, aproximadamente 19 mil equipamentos passarão por procedimentos de atualização, testes e lacração em diferentes regiões do estado.

Os trabalhos seguem até o dia 21 de outubro e são realizados em cerimônias públicas organizadas pelas zonas eleitorais. Partidos políticos, coligações, entidades fiscalizadoras, profissionais da imprensa e qualquer cidadão interessado podem acompanhar as atividades.

Durante a preparação, são gerados e inseridos nas urnas os dados oficiais necessários para a votação. Os equipamentos também passam por testes de funcionamento e, posteriormente, são lacrados para garantir a segurança do processo eleitoral.

As cerimônias são supervisionadas pelos juízes eleitorais responsáveis e podem contar com representantes de instituições fiscalizadoras, como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo turno será apenas para presidente

Em Santa Catarina, os eleitores voltarão às urnas exclusivamente para escolher o presidente e o vice-presidente da República.

A atualização dos equipamentos é necessária para incluir os dados dos candidatos que permanecem na disputa, mantendo as informações sobre o eleitorado e as seções eleitorais utilizadas no primeiro turno.

Segundo a Justiça Eleitoral, 5.734.687 catarinenses estão aptos a votar no segundo turno.