O governo de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (26) que toda a população catarinense com 18 anos ou mais pode receber uma dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19. A ampliação segue uma recomendação do Ministério da Saúde.
Até o momento, o Estado recebeu 823.818 doses da vacina. Do total, são distribuídas 671.118 doses de acordo com a demanda de cada cidade. As demais doses estão à disposição dos municípios, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Em Florianópolis, a ampliação do público-alvo ocorre desde terça-feira (25). Já em São José, município que faz limite com a capital de Santa Catarina, a vacinação do novo público inicia na quinta-feira (27). O imunizante pode ser encontrado nos centros de saúde.
Tanto o governo do Estado quanto a Capital afirmam que não há falta de vacina. Segundo dados do vacinômetro federal, foram aplicadas apenas 254.469 doses do imunizante em todos os 295 municípios de Santa Catarina.
Os pré-requisitos para receber a dose continuam os mesmos, segundo a SES: a pessoa precisa ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e essa aplicação deve ter sido feita em um intervalo mínimo de quatro meses.
Com a ampliação da vacinação podem tomar uma dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid–19 todas as pessoas abaixo:
- população geral com 18 anos ou mais;
- pacientes imunocomprometidos, a partir dos 12 anos;
- pessoas com comorbidades, a partir dos 12 anos;
- população das comunidades indígenas e quilombolas, a partir dos 12 anos;
- gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto), a partir dos 12 anos;
- trabalhadores da saúde, a partir dos 12 anos;
- pessoas com deficiência permanente, a partir dos 12 anos;
- população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade, a partir dos 12 anos.
Fonte: G1 SC