Reunião mostra preocupação com aumento de casos
O Secretário de Saúde de São Carlos, Ademir Antônio Damin, e o Fiscal de Vigilância Sanitária, Fábio Rodrigo Castelani, participaram nesta quarta-feira (23), da reunião com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado – DIVE/SC, na ocasião, representada pelo Diretor de Vigilância Epidemiológica João Augusto Brancher Fuck e o Superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Marques Macário.
Na oportunidade, a Diretoria do Estado explanou sobre a análise Epidemiológica do surto de Dengue nas Regiões de Saúde do Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Oeste e Xanxerê. O Estado está registrando um aumento no número de casos de Dengue no ano de 2022 e nas últimas semanas quatro municípios da região Oeste se apresentam com transmissão em nível de Epidemia. “A situação está se tornando mais preocupante, pois vem se identificando que, tanto os casos suspeitos quanto os casos confirmados, estão dobrando semanalmente e ainda nos encontramos no auge da transmissão da doença que se dá até final de Maio”, disse Castelani.
Conforme Damin, na reunião foram tratados assuntos como a necessidade dos municípios fortalecerem as ações de atenção primária aos casos suspeitos e de atenção continuada aos casos confirmados. Também foi pauta da reunião a necessidade de mobilização dos setores públicos, privados, grupos voluntários e população para desencadear ações de enfrentamento contra o mosquito que é o vetor transmissor da Dengue, devido ao aumento exponencial dos casos confirmados e a possível piora do cenário Epidemiológico Estadual com mais municípios entrando em estado de Epidemia.
Fonte: ASCOM/Prefeitura de São Carlos