Professores de Caxambu do Sul participam de treinamento com Corpo de Bombeiros
Banner Rotativo Comunidade

Professores de Caxambu do Sul participam de treinamento com Corpo de Bombeiros

Foi realizado na sexta-feira (25) no auditório da Câmara de Vereadores de Caxambu do Sul um treinamento com o Corpo de Bombeiros da cidade de São Carlos, ministrado pelo Cabo De Paula. Todos os servidores públicos da rede municipal de ensino participaram. A atividade faz parte do Plano de Contingência da Educação para Ameaça Grave à Vida em Unidades Educativas.

O Plano visa definir estratégias e ações para as dinâmicas envolvendo a proteção a vida a partir da minimização de riscos envolvendo ataques, desastres socioambientais (granizo, vendavais, tornados, enxurradas, alagamentos e deslizamentos), riscos de incêndio, emergências em saúde e desastres tecnológicos, ou outros que podem exigir um plano estratégico de proteção à vida.

Além do Plancon Edu-Agravi o treinamento contempla a Lei Lucas, formalizada pela Lei nº 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches, tanto públicas quanto privadas. Essa lei surgiu após a morte do menino Lucas Begalli, que se engasgou durante um passeio escolar e não recebeu os primeiros socorros adequados. A lei visa preparar os profissionais da educação para agir em situações de emergência, como engasgos, hemorragias e paradas cardíacas, aumentando as chances de salvar vidas.

Treinamentos de prevenção e controle de incêndio também foram ministrados de forma teórica e prática com os servidores. Para a professora e diretora da escola municipal Bairro Antena (EMBA), Adriana Hildebrando, a ação vem de encontro à necessidade constante de preparação dos profissionais da educação e demais integrantes da comunidade escolar. “A atividade foi um sucesso e estamos felizes em adquirir ainda mais conhecimento para saber como agir, se necessário”, afirma. A secretária de Educação, Dirlei Brancher, salientou a atividade coletiva como primordial, pois não basta saber o que aplicar em sala de aula ou no espaço escolar, a saber como agir e de que forma agir m situações de risco também é educar e salvar vidas”, conclui.