Maio é o mês Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
Esse crime apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. Para relembrar a comunidade sobre a importância e o porquê desta data , ocorreu durante a tarde de sábado (14) uma mateada e apresentações sobre o tema. O evento contou com a presença de representantes do Poder Executivo, Conselho Tutelar, Assistência Social, Bombeiros e Brigada Militar. Além de pais e professores, que coordenaram as apresentações artísticas
“Essa data é muito especial para nós, nosso município tem sim casos. Nós pedimos à população que fique atenta aos sinais das crianças, qualquer mudança no comportamento dos pais devem estar atentos” explica Gracieli Klaus. O programa Protege Brasil foi lançado este mês, criado para chamar a atenção da sociedade sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com dados do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país, e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, esses números podem ser muito maiores.
“Qualquer dúvida ou esclarecimento a população deve nos contatar e lembramos que as denúncias são anônimas, quem denunciar vai estar fazendo seu papel perante a sociedade além de cuidar das nossas crianças” finaliza Gracieli Klaus.
Fonte: Carla Pereira/104.1
Fonte: Carla Pereira/104.1