O Instituto Federal de Santa Catarina está com mais de 2 mil vagas abertas para oportunidades que vão desde cursos de qualificação, idiomas e de orquestra até pós-graduações. Todos os cursos são gratuitos. Confira abaixo como é a inscrição e modo de seleção de cada um:
Cursos de qualificação profissional, de idiomas e de orquestra
Estão abertas até 4 de julho as inscrições para os cursos de qualificação profissional, de idiomas e de orquestra ofertados no IFSC a partir do segundo semestre de 2023.
São mais de 2,6 mil vagas em 19 cidades: Araranguá, Balneário Rincão, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Novo Horizonte, Palhoça, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema, Urussanga e Xanxerê.
Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas na página https://www.ifsc.edu.br/qualifica .
A seleção para todos os cursos de qualificação profissional e idiomas será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 6 de julho. A relação dos selecionados em primeira chamada e dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 7 de julho, a partir das 18h.
A seleção para o curso de Prática de Orquestra será por audição musical em vídeo, que deve ser enviada para os e-mails informados no edital até 5 de julho. Para o curso de Instrumentos de Orquestra será feito sorteio público, na mesma data dos cursos de qualificação profissional e idiomas. Os selecionados em primeira chamada e no chamadão farão teste de musicalidade nos dias 25 e 26 de julho.
Sobre os cursos
Os cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional em diferentes áreas e para pessoas com diferentes níveis de formação. Os cursos com vagas abertas estão listados no Edital 07/Deing/2023/2.
Os cursos de idiomas ofertados pelo IFSC também são de qualificação profissional, com oportunidades para aprendizado de inglês, espanhol, língua brasileira de sinais (Libras) e português para estrangeiros, em diferentes níveis. Todos os cursos estão listados no Edital 08/Deing/2023/2. Os interessados em cursar níveis mais adiantados devem ficar atentos à obrigatoriedade do teste de nivelamento, conforme as instruções do edital.
O curso de qualificação profissional em Prática de Orquestra busca oportunizar a educação musical e a capacitação técnica instrumental e interpretativa para a formação em nível intermediário, visando a futura participação em orquestras, conjuntos de câmara, bandas e outras formações musicais. As normas para participar do processo seletivo estão no Edital 09/Deing/2023/2. Além de se inscrever pelo sistema, os candidatos também devem enviar um vídeo com a execução de uma peça musical específica, conforme detalhado no edital.
O curso básico de Instrumentos de Orquestra tem como objetivo oportunizar a educação musical e a capacitação técnica instrumental e interpretativa para a formação em nível básico, visando a futura participação em orquestras conjuntos de câmara, bandas e outras formações musicais. As normas para esse processo seletivo estão no Edital 10/Deing/2023/2. Não há necessidade de conhecimento prévio de teoria musical ou instrumento: a seleção inclui apenas um teste de musicalidade.
Cursos de especialização a distância
Estão abertasaté 30 de junho as inscrições para os cursos de pós-graduação Lato Sensu emMídias Integradas na Educação e em Ensino de Ciências. São 360 vagas e a seleção é por sorteio. As aulas serão a distância, mas em algumas atividades e/ou avaliações é obrigatória a presença do estudante no polo de apoio presencial. As inscrições devem ser feitas no Portal de Inscrições do IFSC. O resultado será divulgado em 5 de julho.
Veja mais informações sobre cada curso:
Especialização em Mídias Integradas na Educação
– Objetivo: Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais de educação da rede pública e privada para o uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integrada, articulada e autoral, visando atualizar as linguagens, integrar as mídias e as tecnologias, renovar as estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes mídias, e que dialogam criticamente sobre o conceito e o uso das mídias.
– Atividades: Quintas-feiras, período noturno, por webconferência com avaliações presenciais no mesmo período conforme cronograma do curso
–Cidades com polos: Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Garopaba, Joinville, Sâo Carlos e Tubarão
– Mais detalhes: Edital 05/DEING/2023-2: Especialização em Mídias Integradas na Educação
Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”
– Objetivo: Formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de ciências – anos finais do Ensino Fundamental, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania.
– Atividades: Quartas-feiras, período noturno (a presença do aluno nos momentos virtuais e/ou presenciais é obrigatória nesses dias)
– Início das aulas: 9 de agosto
– Vagas: 150 (sendo 30 para cada polo)
– Cidades com polos: Araranguá, Tubarão, São José, Indaial e Pouso Redondo
– Mais detalhes: Edital 06/DEING/2023-2: Especialização em Ensino de Ciências
Fonte: IFSC