Caibienses ocupam cargos de destaque no estado de Santa Catarina
Na noite da última sexta-feira (07), o município de Caibi vivenciou um momento de emoção e reconhecimento durante uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores. O evento, realizado no Centro de Convivência dos Idosos, foi marcado por uma homenagem aos caibienses Herneus de Nadal, Mauro de Nadal e João Eduardo de Nadal, que ocupam cargos de destaque no estado de Santa Catarina.
A iniciativa partiu do Vereador Jair Di Domênico, contando com o apoio unânime dos demais vereadores do município. Um grande público prestigiou o evento, que contou com a presença de lideranças e autoridades locais, regionais e estaduais. Essa foi a primeira vez que pai e filho (Herneus e João Eduardo, respectivamente), recebem juntos uma homenagem, fato que proporcionou ainda mais emoção à família e à comunidade caibiense.
João Eduardo, que atualmente ocupa o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, comenta sobre a emoção de receber a homenagem: “Fico agradecido ao receber essa homenagem da comunidade onde eu nasci e vivi parte da minha infância. A partir de agora o meu compromisso, que já era grande, fica ainda maior e o laço fica ainda mais estreito com a população caibiense. Fui para Florianópolis com 08 anos, mas todas as minhas férias eram aqui, as primeiras pessoas que me deram oportunidades de trabalho são daqui e dos municípios vizinhos. Sou grato e estou muito feliz.”
Herneus, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, reconhece o papel das pessoas que fazem parte da sua trajetória: “É um momento que mexe com a gente, é toda uma vida junto com a comunidade, uma vida feita de amigos, de compromisso com toda nossa região e com todo cidadão, especialmente daqui de Caibi. Nossos pais que vieram desde muito tempo do Rio Grande do Sul e foram procurando nos encaminhar, construir e fazer com que nossa região prosperasse, progredisse, e pudesse abrigar as nossas famílias”.
“Nós que somos do interior temos uma vida difícil e todos temos histórias muito parecidas. Ocupar um espaço em nível estadual é certamente um grande desafio. Esse desafio a gente assume, supera e enfrenta em nome das necessidades da nossa região. Sou um homem realizado. É um momento de reflexão e de saber que na nossa vida, importante são os nossos amigos, a nossa família e os nossos compromissos com a comunidade, isso é o essencial, fundamental para que possamos sempre fazer o melhor”, finaliza Herneus.
Uma das autoridades presentes no ato solene foi Fábio Bigolin, Presidente da ACAERT(Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão). Conforme ele “a Sessão Solene foi marcada por discursos emocionados, relembrando as conquistas e o legado deixado por Herneus de Nadal, Mauro de Nadal e João Eduardo de Nadal. Foi um momento de valorização e reconhecimento daqueles que se dedicaram incansavelmente ao desenvolvimento de Caibi, contribuindo para a formação de uma comunidade mais forte e unida”.
Para Diogo Paulo Valdameri, presidente do Legislativo de Caibi, “é uma homenagem muito importante a essas pessoas que muito contribuíram ao nosso município e que ainda hoje, fora do meio político, sempre estão disponíveis, nos ajudando. Uma proposição aprovada por todos os vereadores. Parabenizo o vereador Jair, autor dessa proposição, que com certeza ficará marcada na história”.
O Vereador Jair Di Domênico, autor da iniciativa, afirma que “sem dúvida nenhuma, são três caibienses que merecem todo o nosso respeito. Como agentes políticos, ou em qualquer outro cargo de relevância ocupado por eles, sempre tiveram, e ainda têm, um carinho especial pelo nosso município e pelo nosso povo. Me sinto muito honrado por, assim como eles, ser caibiense e poder estar propondo esta justa homenagem, com apoio dos colegas”.
Desta forma, reconhecemos que a homenagem pode ser considerada um marco histórico para o município, pois é a primeira vez que três pessoas nascidas em Caibi ocupam cargos tão significativos no estado de Santa Catarina. Herneus, Mauro e João, certamente, servem de inspiração para as futuras gerações, principalmente no que se refere a um caminho de progresso, sem abrir mão das suas raízes.