Eu Ser Social

Eu Ser Social

Com um consumismo desenfreado que existe hoje em dia quando falamos de tecnologia, roupas, comidas, entre outros. A Escola Estadual de Educação Básica Irineu Bornhausen está realizando o projeto Eu Ser Social que abrange o tema reciclagem. A professora Salete entende que quando o aluno é colocado no centro do projeto que está a frente, ele começa a entender e ser mais responsável ao buscar um ambiente melhor para viver. Um trabalho demorado e que deve ser lembrado, estudado e aplicado durante toda a trajetória escolar. 

Como afirma várias vezes o professor Michel é  um tema que sempre é tratado nas escolas, mas que não tem muito efeito. “Por isso nesse projeto o aluno vai estar sempre à frente, será o protagonista. Desta forma vamos conseguir mostrar para eles o quão importante a reciclagem é ”,  destaca Michel. 

A professora Gisele explica que a reciclagem é algo que nem todos têm um entendimento, pois existe uma diferença entre o lixo e o resíduo. Lixo é o que nós produzimos e não é possível reutilizar, mas o resíduo pode ser reciclado. Roupas e calçados antigos, papel, garrafa PET, são resíduos, pois podemos transformá-los em outras coisas. O lixo orgânico por exemplo, pode ser usado em uma compostagem, outra iniciativa da escola. 

Cada atividade desenvolvida pelos alunos vai criar uma habilidade diferente. Nas aulas de ciências eles vão entender como derreter um objeto e transformá-lo em outro. “Estamos fazendo sabonetes nas aulas de ciências da natureza, já estamos na fase de experimentação. Se nós tivermos uma produção boa podemos até comercializar.” conta com empolgação o professor Michel.

 Nas aulas de matemática os alunos vão calcular a quantidade de resíduos produzida na sala de aula e com isso criar gráficos. Como o professor Michel deixa claro: “Nada melhor que números expressivos para os alunos entenderem sobre consumismo.”  Outra atividade  são as caixinhas de leite, que vão se transformar em um isolante térmico para o ginásio, a ideia surgiu entre uma conversa dos professores. 

O professor Michel reitera como três objetos simples podem ter um destino correto e ainda são aplicados junto às matérias de ensino. “Gostaríamos que os pais auxiliem as crianças para que todos se envolvam no projeto, quando a criança chegar em casa e explicar do que precisa, queremos que os pais entendam e apoiem as atitudes ” pede a professora Salete. 

Fonte: Carla Pereira

Fonte: Welinton Seimetz

Notícias Relacionadas

Endereço
Avenida Santa Catarina, 790 - Edifício Hans - Sala 102 - Centro - São Carlos - SC

E-mail
comercial104@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI