A homenagem foi realizada no domingo (06) na comunidade de Lageado Bonito, local onde nasceu o Esporte Clube Piratini, em maio de 1965. O evento contou com a presença de familiares, do prefeito Glauber Burtet, secretários, vereadores, vizinhos e demais convidados.

 

O prefeito Glauber parabenizou a todos e aos familiares que também representaram os pioneiros. Ele destacou a dedicação de todos para com o crescimento do esporte local, visto "que é uma área importante e transformadora para a vida de crianças, jovens e adultos caxambuenses com a qual o governo municipal também tem compromisso".

 

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Elisandra Santin, poder prestar a homenagem é uma forma de reconhecer o esforço e o trabalho dedicado para o desenvolvimento das primeiras práticas esportivas no município. "Sem essas pessoas, certamente nosso esporte atual não teria se desenvolvido com responsabilidade e dedicação. Hoje temos outras vertentes de atuação além do futebol graças aos primeiros passos dados por aqueles que acreditam no poder transformador do esporte", afirma.

 

O diretor de esportes, Claudir Baioto, também elencou o trabalho prestado para tornar os times da época uma realidade. "Alguém acreditou e iniciou a atividade esportiva, isso fez com que com o passar dos anos outras pessoas acreditem também que é possível ter um esporte local eficiente e que tem apoio da administração municipal para que possa crescer ainda mais", conclui.

 

Registros históricos mostram que a primeira formação de times de futebol no município datam de 1961. Neste ano foi criado o Esporte Clube Brasília, da Linha São Félix; e o União Esporte de Caxambu. Em 8 de maio de 1965 foi criado o Esporte Clube Piratini, em Lageado Bonito. O time tinha como membros da primeira diretoria, Alexandrino Caon, Doralino Gottardi, Avelino Bellei (In Memorian), Aucildo Artêmio Gottardi e Sérgio Mezzomo. A origem do nome Piratini está associada aos fatos históricos da época relacionados ao Palácio Piratini, em Porto Alegre-RS.

 

Divulgação Prefeitura Municipal de Caxambu do Sul.