A previsão de fortes chuvas para este fim de semana nas regiões Sul e Sudeste do Brasil levou a Defesa Civil Nacional a pré-mobilizar equipes técnicas para auxiliar os estados com maior risco de ocorrências. No Sul, o Oeste de Santa Catarina está entre as áreas que podem ser atingidas com maior intensidade pelas instabilidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (2), um aviso vermelho, que representa grande perigo, para o período. A previsão indica possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo em áreas do Paraná e de Santa Catarina no domingo (4).
Além do Oeste catarinense, as áreas com previsão de chuva mais intensa na Região Sul incluem o oeste e sudoeste do Paraná e o noroeste do Rio Grande do Sul. As instabilidades também podem atingir o sul de Mato Grosso do Sul.
Diante do cenário, a Defesa Civil Nacional realizou, nesta sexta-feira (2), uma reunião de preparação com agências federais de monitoramento e representantes das defesas civis estaduais e municipais. Equipes técnicas foram pré-mobilizadas em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Entre os principais riscos estão alagamentos, enxurradas, inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A Defesa Civil orienta que, durante tempestades, as pessoas procurem locais seguros e permaneçam longe de árvores, postes, fiações elétricas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
Também é importante não atravessar ruas, avenidas ou áreas inundadas, nem mesmo com veículos. Em regiões de encosta, os moradores devem observar sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, estalos ou movimentações no terreno.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A população pode acompanhar os avisos da Defesa Civil por diferentes canais. Para receber alertas por SMS, basta enviar o CEP da região para o número 40199. Também é possível obter informações pelo WhatsApp, no número (61) 2034-4611, além de canais como Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts.
Outro recurso é o Defesa Civil Alerta, sistema que envia mensagens de texto e avisos sonoros diretamente aos celulares localizados em áreas de risco elevado. Os alertas aparecem em destaque na tela do aparelho e podem emitir som mesmo quando o celular está no modo silencioso.
O serviço é gratuito, não exige cadastro prévio e funciona em celulares compatíveis com Android ou iOS, desde que haja cobertura de telefonia móvel 4G ou 5G. Não é necessário ter pacote de dados ou estar conectado a uma rede Wi-Fi.
A recomendação é que os moradores do Oeste catarinense acompanhem os comunicados oficiais e sigam as orientações da Defesa Civil diante da possibilidade de temporais neste fim de semana.
Fonte: Agência Brasil | Por: Rádio São Carlos 104.1 FM.

