O Dia C de Cooperar (#CoopsDay) realizou-se no último dia 01 de julho à tarde simultaneamente nos municípios de Pinhalzinho/SC (Praça Central), Saudades/SC (Módulo Esportivo) e Modelo/SC (Superitaipu), onde foram atendidas mais de 2 mil pessoas. O evento aconteceu em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo numa parceria das cooperativas locais.
Realizadas atividades ligadas ao cooperativismo como: apresentações culturais; arrecadação de alimentos; brinquedos infláveis; contação de histórias; pintura facial; brinquedos com material reciclável; chute ao alvo; brincadeiras lúdicas sobre cooperativismo; trabalhos com profissionais de saúde; turminha da reciclagem; pipoca; cachorro quente gratuito, entre outras diversas atividades.
O Dia C é a maior rede cooperativista de voluntariado do Brasil. A cada edição, o programa fica mais forte com a adesão de mais cooperativas e voluntários. O Dia C é a essência do cooperativismo colocado em prática. É a oportunidade de multiplicar o bem e gerar felicidade. Foram responsáveis pela realização do evento a Cooperativa Regional Itaipu; Sicoob Creditaipu; Sicredi, Cresol, Ceraçá; Unimed, Aurora Coop e SESI/SENAI.
Para este ano de 2023 o tema do Dia C, ou #CoopsDay, escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) foi: Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável. O tema convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem e ações e atividades desenvolvidas pelo cooperativismo para a construção de uma economia verde, resumido pela frase: “atitudes simples movem o mundo”. Esta foi a 101ª edição da celebração da data que conta com o reconhecimento da
Organização das Nações Unidas (ONU).
Para Arno Pandolfo, Presidente da Cooperitaipu, as cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. Nossas atividades contribuem de forma significativa para o aumento da produtividade aliada à sustentabilidade.
Ele salienta que neste ano para realização do evento foi fortalecido uma parceria com as Cooperativas do município. “Tivemos várias entidades cooperativistas juntas neste evento. Uma importância muito grande realizar este evento para mostrar, principalmente aos jovens, a importância das cooperativas e o que elas fazem de bom para os municípios”, salienta Arno.
Pandolfo comenta também sobre a importância em manter o foco com a família e na sociedade realizando cada vez mais atividades com os valores do cooperativismo. “As cooperativas conseguem fazer neste dia e em todos os dias um trabalho muito grande de cooperação com a sociedade, colaboradores e associados”, reforça. “Neste ano o tema foi a sustentabilidade e as cooperativas sabem trabalhar muito bem essa questão, pois cuidam do meio ambiente para
continuar produzindo e também cuidam do ser humano para continuar evoluindo e criar uma sociedade mais justa”, finaliza Arno Pandolfo.
O objetivo final do #CoopsDay (Dia C) é chamar atenção para as cooperativas e promover os ideais do movimento, como a solidariedade internacional, a eficiência econômica, a igualdade e a paz mundial. Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Já em Santa Catarina, seis em cada dez catarinenses são sócios em algum ramo do cooperativismo.
Fonte: Assessoria CooperItaipu