A Cooperitaipu iniciou nesta terça-feira (04/04) nova turma da formação chamada de Jovens Cooperativistas Catarinenses. Objetivo é aprender e reforçar a cultura cooperativista, que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. São 42 jovens inscritos.
O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) começou em 2009 com o nome de Fojolico, mudando alguns anos depois para Jovem Coop. Os jovens têm papel fundamental no cooperativismo, ou, melhor, na manutenção da longevidade do sistema, pois são características próprias deles a inovação, agilidade, globalização e a facilidade
no uso das novas tecnologias.
A Cooperitaipu investe nos jovens filhos(as) de associados desde muito cedo. Jovens que crescem engajados no cooperativismo acabam engajando seus colegas. Dentro da Cooperitaipu já foram formadas três turmas no Fojolico, três turmas no JovemCoop e uma turma com a nova nomenclatura de Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC),
com mais de 200 jovens formados.
“Além de disseminar os princípios e modelo cooperativista, o JCC também tem foco no apoio as práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida, adequados à realidade e às necessidades de cada comunidade e cooperativa”, explica o Presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, que fez a recepção dos novos alunos acompanhados de seus pais na aula inaugural de sensibilização.
Sendo o Presidente Arno Pandolfo sabedor da importância das formações cooperativistas, foi um incentivador constante nessa área dentro da Cooperitaipu, que, desde 1998, trabalha forte na promoção social dos associados e suas famílias.
Aula inicial foi conduzida pelo instrutor Eliseu Hoffmann, que buscou mostrar aos jovens que eles têm um papel fundamental no desenvolvimento do sistema cooperativista e no futuro da Cooperitaipu, já que a sucessão familiar nas propriedades deve acontecer de uma forma sustentável e harmônica. “Busquei mostrar aos jovens que a construção de um belo futuro como associado da Cooperitaipu deve ser construído agora, no presente, com as ferramentas e ações planejadas”, disse Eliseu.
Fonte: Ascom Cooper Itaipu