O rádio está presente nos lares, no trabalho, no trajeto até ele. Ouvido pelo celular, computador ou de modo tradicional. Nas cidades com uma população menor a conexão dos locutores com os ouvintes é maior, ao criar laços por terem um contato por vezes ao vivo. Até mesmo a chance dos ouvintes de estarem dentro dos estúdios e entenderem um pouco do que acontece do ‘outro lado’. Os locutores criam e apontam um cenário onde quem está ouvindo imagina, por fim é contagiado pela história e emoção que transmite.
Entre os anos 1893 e 1894 o Padre Landell de Moura se torna o pioneiro brasileiro ao fazer a primeira transmissão por voz sem fio. Dessa forma ele dissemina essa nova forma de compartilhar conteúdo. E em 1932 a publicidade começa a chegar às emissoras através do decreto n 21.111 que “permitiu a inserção publicitária no rádio.” Por consequência trouxe evolução técnica, popularidade e importância.
Os programas de rádio se modificaram sendo eles de: radionovelas, humorísticos, auditório, onde a participação da audiência se fortaleceu, uma comunicação que foi colocada à prova com a chegada da internet em meados de 1995. A transmissão pelo formato tradicional, acabou por se tornar acessível em qualquer dispositivo, seja ele celular, computador. Um rádio sem fronteiras.
A pandemia da covid-19 também tem seu papel na influência dos ouvintes. A pesquisa do Kantar IBOPE Media do ano de 2020, início da pandemia.
Confira os dados abaixo:
- Em casa: 78% em 2020 | 71% em 2021
- No carro: 18% em 2020 | 24% em 2021
- Em outros lugares: 7% em 2020 | 10% em 2021
- No trajeto: 5% em 2020 | 8% em 2021
- No trabalho: 3% em 2020 | 2% em 2021
Nos dois anos os números variam nos diferentes lugares, uma distribuição que no final é igual pois aqueles que estavam em casa durante a pandemia passaram a ouvir no trajeto ou em outros locais. A intimidade em que o rádio chega nas famílias fortalece o vínculo criado com os ouvintes e locutores. No dia a dia do trabalho, no sábado a tarde, no churrasco de domingo, a cada momento conseguir firmar conexões.
Texto realizado com informações de:
A invenção do rádio: um importante instrumento no contexto da disseminação da informação e do entretenimento de Andréia da Paixão Ferreira.
As adaptações do Rádio na era Multimídia e as mudanças no Perfil da Audiência de Monografias Brasil Escola .
Dados sobre o consumo de áudio em 2021 (rádio e podcast) de Negócios SC.