Celebração de Santa Paulina em Nova Trento

A Tarde É Nossa

Lucas Ripplinger

Celebração de Santa Paulina em Nova Trento

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos esteve presente no evento

As Redes Femininas de Combate ao Câncer de Santa Catarina celebraram junta no segundo sábado (08) a 32ª Festa de Santa Paulina. Estiveram presentes na celebração em Nova Trento, no Santuário de Santa Paulina, 27 RFCC do Estado de Santa Catarina e a RFECC.  A RFCC de São Carlos também se fez presente para agradecer pelas graças atendidas e pedir bênçãos para as famílias São Carlenses.

Domingo (09) faz 81 anos da morte de Santa Paulina, Primeira SANTA Brasileira. No sábado (08), voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos estiveram, juntamente com representantes de outras 27 Redes, em peregrinação ao Santuário de Santa Paulina.

Uma breve biografia da Santa

Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, no norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Imigrou para o Brasil, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região, no ano de 1875, estabeleceu-se na localidade de Nova Trento em Santa Catarina. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai construir um novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.

Em 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando uma enferma em fase terminal de câncer, num casebre. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela mais uma entusiasta do ideal. Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira.

Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no Ipiranga, em São Paulo. Recebeu apoio do Padre Luiz Maria Rossi e ajuda de benfeitores em especial do conde Dr. José Vicente de Azevedo. Em 1909, a Congregação cresce nos estados de Santa Catarina e São Paulo. As Irmãs assumem a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs.

Santa Paulina morre aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade, pois viveu em grau heróico as virtudes de fé, esperança, caridade e demais virtudes.

Fonte: Santuário Santa Paulina

Divulgação: RFCC – São Carlos

Notícias Relacionadas

Endereço
Avenida Santa Catarina, 790 - Edifício Hans - Sala 102 - Centro - São Carlos - SC

E-mail
comercial104@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI