Caxambu do Sul: Prefeito Edi Marcos e secretária de Educação participam de Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Caxambu do Sul: Prefeito Edi Marcos e secretária de Educação participam de Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil.

O Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) foi promovido pelos municípios da região em regime de colaboração entre Governo Federal, Estadual e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O evento reuniu mais de 50 representantes municipais na terça-feira (18) em Chapecó.  Caxambu do Sul esteve representado pelo prefeito Edi Marcos Antunes de Mello; pela secretária de Educação, Dirlei Amaral Brancher e professoras da rede de ensino municipal.

    O evento foi organizado pela AMOSC, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, Coordenadoria Regional de Educação e demais instituições.

    Estiveram em pauta demandas da educação infantil dos municípios, com abordagem de temas como a Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI e suas possibilidades; a Especialização em Docência na Educação Infantil e o papel da leitura e escrita na educação infantil. Além de palestras, ocorreu durante o evento momentos de socialização dos trabalhos a partir de relatos de experiências dos professores cursistas e mostra pedagógica do cotidiano das escolas de educação infantil.

    O projeto LEEI tem como objetivo geral a formação de professores de Educação para desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, focadas na ampliação e consolidação dos saberes dos profissionais.     

    O prefeito Edi Marcos representou o presidente da AMOSC e prefeito de União do Oeste, Everaldo Luis Casonato. Edi Marcos destacou a extrema importância do evento para os municípios participantes e para a associação. “A AMOSC, em seus mais de 57 anos, tem buscado ser parceira no desenvolvimento e na busca de inovações para atender as demandas dos municípios. Esse é um grande e importante evento para a nossa região”, comenta. 

    O LEEI contribui para a realização e compartilhamento de boas práticas pedagógicas, reforçando a importância de criar a cultura da leitura, escrita e oralidade no cotidiano da primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral das crianças das Redes Municipais de Ensino. O projeto integra o eixo de Formação Continuada do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA – priorizado, em primeiro momento, nas turmas de pré-escola. Com uma carga horária de 120 horas, ofereceu encontros presenciais e remotos desde abril de 2024, bem como tarefas vinculadas à prática docente postadas na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (AVAMEC) interativo.

   Este trabalho é um esforço colaborativo da Formadora Estadual, Formadores Municipais de 03 microrregiões do Oeste, Articuladores Municipais, Articuladores Regionais e da Coordenação Estadual do Compromisso Criança Alfabetizada vinculadas a Secretaria Estadual de Educação (SED), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e de todos os professores cursistas que participaram da formação. O evento reuniu os 20 municípios da região da AMOSC, e mais 53 municípios integrantes de duas associações: Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).

Fonte: Assessoria de imprensa/Município de Caxambu do Sul

Nenhum comentário

Adicione seu comentário