Como muitos já sabem, o Oeste catarinense é conhecido pela produção de suínos, aves, leite e grãos. Porém, muitas dessas propriedades que se encontram a produção destas atividades, também são encontrados pomares de citros.
Embora não seja a principal fonte de renda, e nem a principal atividade comercial, a produção da laranja e da tangerina tanto em pomares comerciais como em pomares domésticos, complementam a renda familiar com colheitas que acontecem durante boa parte do ano. Juntas, as regiões Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste concentram 80% da produção de laranja e 22,5% da produção de tangerina de Santa Catarina.
E os grandes protagonistas desta atividade econômica são os pequenos agricultores, já que 95% dos citricultores catarinenses vivem, ou cultivam os pomares em propriedades com menos de 50 hectares de terra, em regime de trabalho familiar. Esse cultivo de laranja e tangerina é utilizado por indústrias de suco e para o consumo natural. No Oeste do estado, são colhidos 11,4 mil toneladas de laranja e 1,7 mil toneladas de tangerina por ano.
Fonte: ACN Agência Catarinense de Notícias