Raquel Kochhann, veterana de Olimpíadas, é a capitã da seleção feminina de Rugby. Natural de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, a Brasileira tem 31 anos e foi escolhida como porta-bandeira da delegação para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontece na sexta-feira (26) em Paris.
Terceira vez nos jogos, ela esteve presente no Rio-2016 e em Tóquio-2021. Após retornar do Japão, enfrentou um diagnóstico de câncer de mama e um tumor ósseo no peito.
Passou por sessões de quimioterapia e uma mastectomia e se recuperou a tempo de retornar às competições em janeiro de 2024.
“Eu devo ao esporte a recuperação do meu corpo durante esse tratamento. Porque o que era pedido para que eu fizesse, eu fazia ao pé da letra, e o resultado foi positivo”, disse em entrevista ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante o anúncio de que seria a porta-bandeira.
A catarinense joga atualmente no time Charrua, do Rio Grande do Sul, onde participou do Campeonato Brasileiro de Rugby.
No início do mês, ela recebeu a notícia da convocação para se juntar às “Yaras”, como é conhecida a seleção brasileira feminina da modalidade. Raquel veste a camisa 10.
O evento de abertura acontece a partir das 14h (Horário de Brasília) no rio Sena. Dois dias depois, em 28 de junho, estreia contra as donas da casa às 10h (Horário de Brasília).
O Rugby é um jogo de intenso contato físico com objetivo é carregar a bola até a linha de fundo da equipe adversária. Nas Olimpíadas cada equipe é composta por sete jogadores.
Fonte: G1