Dengue em Santa Catarina

Estúdio 104

Jean Fiuza

Dengue em Santa Catarina

Santa Catarina em oito meses já atinge um número maior de casos da dengue 98 mil, comparado ao ano passado que teve o total de 83.523 no ano inteiro de 2022. Além do mesmo número de óbitos devido à doença (90), com mais casos a serem analisados. Devido a estes números, o estado recebeu a visita técnica do Ministério da Saúde, as reuniões sobre o assunto começaram nesta terça-feira (01) e se encerram na quinta (03).

Os técnicos a nível federal discutem o cenário epidemiológico, e também o número de óbitos foi assunto na pauta, fazendo com que fosse apresentado um mapeamento de risco, para que áreas que tenham mais chances de transmissão da dengue, chikungunya e Zika vírus fossem detectadas e reconhecidas. E com esses dados, será possível planejar ações diferentes para estas áreas, otimizando os recursos disponíveis. A proposta ainda vai passar por aprovação nos próximos meses e poderá ser incorporada na Estratégia Operacional do Estado.

Mesmo com esses recursos que podem ser disponibilizados para o estado, o melhor jeito de prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ainda é a eliminação de locais que tenham água parada, além das medidas simples que podem ser tomadas, mas que são de grande ajuda para combater essas doenças. Retirar os pratinhos dos vasos de plantas, tampar caixas d’água, destinar corretamente o lixo, manter os quintais limpos, são exemplos simples, mas quando se trata de prevenção a dengue, chikungunya e Zika vírus fazem uma grande diferença para toda população.

Fonte: Agência Catarinense de Noticias

Notícias Relacionadas

Endereço
Avenida Santa Catarina, 790 - Edifício Hans - Sala 102 - Centro - São Carlos - SC

E-mail
comercial104@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI