Na terça-feira (11) o tempo segue instável e com chuva em todas as regiões de SC, ainda por influência do fluxo de umidade e calor vindos da região amazônica e de cavados (áreas alongadas de baixa pressão).
A chuva mais persistente e intensa ocorre entre o Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Nas demais regiões do estado a chuva ocorre de forma ocasional e acompanhada por trovoadas e temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva persistente, intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. E baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
As temperaturas máximas se aproximam de 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 14 e 22°C nas demais regiões. Vento de direção noroeste/norte, fraco a moderado, com rajadas entre 30 e 45 km/h.
Na quarta-feira (12) a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, concentra a instabilidade mais intensa nas áreas de divisa com o RS, sobretudo no Litoral Sul e Planalto Sul. No final do dia, a chuva volta a ganhar força e a ocorrer acompanhada por temporais, que começam pelo Extremo Oeste e se estendem para as demais regiões na madrugada da quinta-feira (13).
A formação deste ciclone também intensifica o vento, que varia de nordeste a noroeste com rajadas entre 50 a 70 km/h, principalmente a partir da tarde. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, aos temporais, às fortes rajadas de vento, ao mar agitado e a ressaca.
As temperaturas mínimas oscilam entre 15 e 21°C no Oeste e no Extremo Oeste e entre 10 e 18°C no restante do estado. As temperaturas máximas superam 30°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 16 e 23°C nas demais regiões.
Fonte: Defesa Civil SC