No município de Cunhataí, os profissionais foram capacitados para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O programa objetiva proporcionar qualificação técnica para os agentes de saúde e endemias de todo Brasil, através do PROJETO SAÚDE COM AGENTE que é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e o CONASEMS para oferecimento de curso técnico em agente comunitário da saúde, para os agentes comunitários da saúde(ACS), e curso técnico em vigilância em saúde no combate às endemias para o agentes de combate às endemias.
A formação foi no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses, sendo parte da carga horária teórica e outra prática. Esta formação visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos munícipes Cunhataienses. A capacitação reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
Para melhorar ainda mais o trabalho prestado foi entregue um kit que é composto por aparelho de pressão arterial digital, oxímetro digital, glicosímetro e termômetro, é mais uma forma de incentivar e qualificar o trabalho dos ACSs. A entrega foi realizada durante a aula prática do curso e já está sendo usado nas visitas domiciliares, para acompanhamento dos pacientes do nosso município.
Fonte: Secretaria de Saúde e Saneamento