Com mais de 16 mil criadores de abelha, o estado produz cerca de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. O forte trabalho entre instituições como a Faasc, Epagri, Cidasc, Sebrae, Senar, UFSC e produtores rurais, tornaram o estado catarinense referência na criação de abelhas.
Santa Catarina está entre os maiores produtores e exportadores de mel do Brasil, além de ter a melhor produtividade por área do país, com uma média estadual de 68 kg/km², contra 4,8 kg/km² da média nacional. SC possui ainda a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro, a IG é a garantia de que o produto possui características e sabor únicos.
Apoio aos produtores rurais
Os apicultores e meliponicultores de Santa Catarina dispõem de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento do setor. No Programa Terra Boa 2023, a Secretaria da Agricultura apoiará a aquisição de kits apicultura.
O kit tem o valor de R$ 2,6 mil, e o produtor tem dois anos de prazo para o pagamento, com parcelas anuais e sem juros. Caso o produtor opte por adiantar o pagamento da segunda parcela para a mesma data de vencimento da primeira, terá um desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela. O Terra Boa contempla ainda o fornecimento de abelhas rainhas.
Os apicultores e meliponicultores podem acessar também o Programa Investe Agro – SC, com subvenção de juros de financiamentos bancários, e o Programa Fomento Agro – SC, que oferece linhas de financiamentos.
Fonte: ClicRDC
Imagem de phuong hoang thuy por Pixabay