Seara da Canção conta com grande cobertura da Rede Nossa Rádio

Sabadão Músical

104.1 FM

Seara da Canção conta com grande cobertura da Rede Nossa Rádio

Evento foi um grande sucesso neste fim de semana e movimentou a cultura gaúcha em Carazinho e no RS

Neste fim de semana, os carazinhenses apaixonados pela cultura gaúcha aproveitaram o clima quente e seco para prestigiar a 21ª edição do festival nativista Seara da Canção Gaúcha, que aconteceu entre os dias 25,26 e 27, no município do Norte do RS.

Quatro décadas depois da primeira edição do evento, o público de diversas regiões do estado, empolgado com a retomada do festival, lotou o ginásio do Colégio Patronato Santo Antônio e se emocionou com as atrações artísticas e culturais.Além das canções, encenadas no palco de onde surgiram vários artistas consagrados da cultura gaúcha, como Rui Biriva e Porca Véia, por exemplo.

Pelo caráter inovador, um dos destaques da Seara da Canção foi também a oitava edição do projeto Searinha, que visa cultivar as tradições gaúchas entre as gerações vindouras e contou com grandes atuações destes novos representantes da música nativista.

Além disso, o festival contou comos shows artísticos de Jorge Guedes e Família, César Oliveira e Rogério Melo, Joca Martins, entre outras atrações, como asapresentações da Oficina de Violão “Servos da Caridade” e da jovem Luiza Barbosa.

Com total apoio da rede Nossa Rádio, que contou com a parceria de 20 empresas da cidade para a cobertura, o evento foi organizado pela Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha juntamente com a prefeitura de Carazinho, além de demais empresas da comunidade, mantendo-se ainda com alguns de seus originais fundadores e agregando novas lideranças culturais do município. 

Aylton Magalhães, um dos pioneiros na criação do festival, celebrou a retomada da realização da Seara da Canção e parabenizou a tradição da rede Nossa Rádio no apoio e cobertura de um dos principiais eventos culturais da região.Ex-prefeito de Carazinho, Aylton lembra que a ideia de criação da Seara surgiu justamente dos microfones do AM 780.

“A sensação é que estamos resgatando a alma do gaúcho e do povo de Carazinho, porque é o nosso principal evento na cidade. A gente criou a Seara nesse microfone, que antes era Rádio Carazinho, depois Rádio Diário e agora Nossa Rádio. Então, a gente tem um sentimento saudoso de ver a Seara da Canção acontecer novamente”, disse Aylton.

Mais de 10 profissionais da rede Nossa Rádio se empenharam na cobertura do evento, que é um dos mais prestigiados do ramo no Rio Grande do Sul, cuja realização agrega alto valor de autoestima para a comunidade de Carazinho.

Os repórteres da Nossa Rádio, Alessandro Tavares e Nathan Schultz, estiveram no local do evento durante os três dias de festival e contaram com os trabalhos técnicos de Marcos Custódio. Além disso, a cobertura contou ainda com os comentários do professor e maestro do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Marcelo Lima, que avaliou as apresentações das canções que estavam na competição.

Emocionado, ao final das apresentações, o presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, Gustavo Adriano Weber, falou sobre o trabalho para a realização da Seara e avaliou como positivo o saldo do festival.

“Tivemos muito trabalho nesses últimos meses para construir um projeto grande como o da Seara, não dava pra fazer a Seara de qualquer jeito. E hoje, ouvir a avaliação positiva dos artistas e da comunidade, nos deixa plenos e com a sensação de que todo o trabalho valeu a pena”, disse o presidente, em entrevista à Nossa Rádio AM 780.

Já na madrugada desta segunda-feira (28), após o término das apresentações e definição da comissão avaliadora, foram conhecidas as músicas premiadas da Seara. A grande campeã foi a canção “O tempo e o vento”, uma milonga interpretada por Miguel Marques e Francisco Oliveira, com letra de Giovani Gonzales, de Santana do Livramento. 

Veja a lista de músicas premiadas

Melhor Canção da 21ª Seara da Canção Gaúcha: O Tempo e o vento

Melhor canção da linha Nativista: O Tempo e o vento

Melhor canção da linha Galponeira: Um resto de madrugada

Melhor canção da linha Contemporânea Gaúcha: Em querer remoçar

Melhor tema sobre Carazinho e/ou sobre a Seara: Rua das tropas

Música mais popular: Essa tal tecnologia

Melhor letra: O tempo e o vento

Melhor melodia: Quem sabe num tempo novo

Melhor intérprete: Flávio Hansen

Melhor instrumentista: Pedro Kaltbach

Melhor arranjo vocal: Um canto em milonga pro meu Chão

Melhor arranjo instrumental: Folha em branco

Melhor indumentária: Cavalgada

Vencedores da Searinha

Categoria Piazito

1º Valentina Mazuí – Quaraí

2º Muriel Guadagnin Kirst – Não-Me-Toque

Categoria Piá

1º Bianca Berton Lago – Constantina

2º Marcelo Hollanda – Carazinho

Notícias Relacionadas

Endereço
Avenida Santa Catarina, 790 - Edifício Hans - Sala 102 - Centro - São Carlos - SC

E-mail
comercial104@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI