Com o objetivo de valorizar e incentivar os artesãos do município, a prefeitura de São Carlos promoverá capacitação de artesanato. O treinamento será realizado em cinco encontros e iniciará no dia 19 de novembro. A iniciativa faz parte da solução Oficinas Criativas do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Os encontros serão realizados nos dias 19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro. A consultora credenciada ao Sebrae/SC Silvia Baggio ministrará a capacitação. Segundo ela, será trabalhada a elaboração de peças de souvenir voltadas ao trade turístico. “Neste módulo, será desenvolvida, especialmente, a costura e a aplicação dela em peças utilitárias, decorativas e acessórios”, pontua Silvia. Ela acrescenta que “o município já conta com a identidade cultural desenvolvida e trabalhará elementos locais para produtos que atendam a demanda de São Carlos e região”.
Incentivo ao turismo
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Silvano Mayer, a Administração Pública busca, constantemente, capacitar os artesãos locais para que possam desenvolver produtos que valorizem a cultura e o turismo municipal. “A capacitação é voltada para produção do artesanato associado ao turismo “, observa.
Entre as atribuições da Administração Municipal, para aprimorar o desenvolvimento econômico, está criar um ambiente favorável aos negócios, e esta solução tem como objetivo apoiar o artesanato local. O artesanato expressa a cultura e a identidade do nosso povo. “Estamos trabalhando duro para o desenvolvimento do turismo em nosso município, e o artesanato é a maneira que os turistas tem de ‘levar’ um pouquinho do nosso município para suas casas. Para tanto, este projeto vem para capacitar ainda mais o nosso valioso artesão”, avalia o prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander.
Oficinas Criativas de Artesanato
As Oficinas Criativas de Artesanato trabalham a capacitação de agentes culturais, artesãos, artistas populares, designers, toda a cadeia ligada ao potencial criativo dos municípios para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. As ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, à preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais e que fomentem o setor turístico/cultural local.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enfatiza que desenvolver o turismo e valorizar os empreendedores que contribuem nessa expansão é fundamental para o crescimento econômico e sustentável do município. “São Carlos é um município com potencial turístico elevado que passa pelas mãos dos pequenos empreendedores. O Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, ajuda nessa construção por meio de ações que trazem resultados significativos”.
Fonte: MB Comunicação
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay