A Administração Municipal de Águas de Chapecó, no oeste catarinense, lançará nesta terça-feira (20), às 19 horas, o projeto de sustentabilidade e embelezamento “Águas Eu Amo, Eu Cuido!”, na Câmara de Vereadores, no Centro. A programação também contempla a posse do novo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do lançamento da Nota Premiada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Participarão lideranças locais, secretários municipais, representantes de entidades empresariais e a comunidade.
O projeto de sustentabilidade e embelezamento foi elaborado com suporte do Sebrae/SC, por meio do acompanhamento das consultoras credenciadas a entidade Karla Hall e Sílvia Nowalski. Entre os objetivos da proposta estão desenvolver a conscientização ambiental na comunidade; preservar o meio ambiente e valorizar as riquezas locais; promover inclusão social e melhoria de renda das famílias que trabalham com reciclagem e desenvolver o município de forma sustentável, preservando o ambiente, mantendo uma cidade de oportunidade e com qualidade de vida para todos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Débora Hermes, foram definidos como eixos de trabalho educação ambiental, gestão de resíduos, paisagismo e mobiliário urbano e infraestrutura. “Mapeamos várias ações para executar como palestras, gincanas ecológicas, oficina de compostagem, descarte correto de óleo de cozinha e de eletrônicos, além da revitalização de lixeiras, mobiliário urbano sustentável, eficiência energética, biovaletas e jardins de chuva”, antecipa.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que no evento a comunidade local também conhecerá a marca criada para o projeto, matérias gráficos para sensibilização e a proposta de evolução com medidas de curto, médio e longo prazo. “A iniciativa engloba uma temática fundamental que é pensar e agir em prol do futuro da humanidade, por isso é necessário que toda a população se comprometa e auxilie na execução das medidas que, consequentemente, beneficiarão a todos”.
A revitalização do mobiliário urbano, por exemplo, incentiva a separação do lixo e traz elementos da cultura e dos atrativos turísticos locais. Outra proposta inovadora é o IPTU Ecológico, que consiste na aplicação de um percentual de desconto sobre o imposto para edificações (residenciais, comerciais ou industriais) que adotarem medidas sustentáveis que contribuem na preservação, proteção e recuperação do meio ambiente.
Fonte/Imagem: MB Comunicação