“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem” (Paulo Freire).
O patrono da educação brasileira Paulo Freire nos faz pensar sobre a influência que educação tem na vida de uma criança, não é tomar as decisões pelas crianças mas apoiar e orientar elas.
As férias de inverno já acabaram e as aulas voltaram a algumas semanas, depois da pandemia muitos alunos estão ainda vivendo as primeiras experiências dentro e fora das salas de aulas. A partir dos últimos dados da secretaria de educação de São Carlos, são mais de 900 alunos na rede municipal, das 11 escolas presente no município.
O dia do Estudante comemorado em 11 de agosto nos lembra a importância da educação, homenagem feita desde de 1927, depois de 100 anos em 1827 Dom Pedro autorizar a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, sendo elas de Direito. Data que também é comemorado o Dia do Advogado aqui no Brasil.
O Secretário de Educação Sadi Baron destaca a importância da escola para o crescimento das crianças, ele cita o sociólogo Émile Durkheim (1879–1882), “a escola é que prepara o indivíduo para o convívio em sociedade”. Estudantes que são acompanhados desde o berçário e direcionados a educação de qualidade, lembrando que as famílias precisam depositar confiança naqueles que fazem parte da construção de seus filhos.
Em celebração a data, na segunda-feira (15) será realizada uma palestra com o tema “Empreendedorismo na vida pessoal” da 9h às 14h para os alunos do 6 ao 9 ano. “Construir perspectivas de qualquer que seja a profissão a ser seguida, para que eles a façam com afinco” destaca o secretário.
Texto: Carla Pereira
Imagem: Secretaria de Educação de São Carlos