Municípios do oeste de SC integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Chaleira Preta

Fernando Heinen

Municípios do oeste de SC integram novo Mapa do Turismo Brasileiro

Quatorze municípios do grande oeste catarinense passaram a integrar o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do País. O objetivo é orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios identificados. As homologações foram divulgadas, na última semana, pelo Ministério do Turismo.

         Representam a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas: Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Formosa do Sul, Maravilha, Nova Erechim, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste e Saudades. Da Instância de Governança Regional Grande Oeste (ConturOeste) integram Arvoredo e Coronel Freitas e do roteiro turístico Caminhos da Fronteira os municípios de Anchieta e Palma Sola.

         Esses municípios receberam auxílio do Sebrae/SC para realizar o cadastro, por meio dos Programas Cidade Empreendedora e Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O suporte foi prestado pelas consultoras credenciadas à entidade Karla Hall e Silvia Nowalski Balduíno. Entre os critérios obrigatórios estiveram: governança consolidada e ativa; características de identidade histórica, cultural, econômica e geográfica.

         De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a partir de agora esses municípios estão aptos a captar recursos para apoio de programas, projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo, além disso contam com uma ferramenta nacional que contribui na divulgação de seus atrativos turísticos. “O Sebrae/SC incentiva o aprimoramento dos pequenos negócios e reconhece a importância do setor turístico que impacta nos demais segmentos econômicos e fortalece a economia local”, ressalta.

         NOVIDADES

         A partir deste ano, os gestores municipais de turismo poderão atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração. Ao todo, foram incluídas no Mapa do Turismo 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas.

         O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O intuito é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Os municípios são classificados de A a E, conforme algumas variáveis como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Fonte: MB Comunicação

Notícias Relacionadas

Endereço
Avenida Santa Catarina, 790 - Edifício Hans - Sala 102 - Centro - São Carlos - SC

E-mail
comercial104@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI