Caxambu do Sul apresenta medidas de fomento ao turismo durante reunião regional do Vale das Águas

Manhã 104

Welinton Seimetz

Caxambu do Sul apresenta medidas de fomento ao turismo durante reunião regional do Vale das Águas

As ações voltadas ao desenvolvimento do turismo em Caxambu do Sul, realizadas por meio do Programa Cidade Empreendedora – que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC –, foram apresentadas nesta semana durante reunião do Vale das Águas, no auditório da Câmara de Vereadores do município. Participaram do encontro representantes dos municípios de: Caibi, Caxambu do Sul, Maravilha, Nova Erechim, Palmitos, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste, Saudades e União do Oeste. Essa governança do setor turístico integra municípios com um ponto em comum – águas termais ou naturais em abundância, que permite a composição de diferentes roteiros.

Em Caxambu do Sul foi elaborado o Plano Estratégico de Turismo e o Projeto Prainha, uma estrutura turística às margens do Rio Uruguai. Nessa estrutura estão previstos: restaurante, casa do artesanato e produtos coloniais, loja de souvenir, playground, quiosques, churrasqueiras, quadras de areia poliesportivas, arquibancadas móveis, área de camping, banheiros públicos, píer com mirante, trapiche, marina, largador de barcos, fontes d’água e área destinada a banho no lago da Usina Foz do Chapecó. O acesso até a Prainha, que fica há 1,5 km do centro, será todo asfaltado, com construção de ciclovia e pista para caminhada.

As tratativas para viabilizar o projeto iniciaram em 2017 a partir de audiências com a Foz do Chapecó e o Ministério Público Federal, em virtude de demanda local de ter um largador de barco legalizado. Na sequência, a proposta foi inserida no Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera), documento acordado entre o Ibama e a Foz do Chapecó. No segundo semestre de 2020, o município recebeu a confirmação dos órgãos ambientais que a área indicada poderia ser utilizada para construção de um atrativo turístico. A área de terra de aproximadamente 10 mil m² foi doada por uma família tradicional do município e mais 7 m² tiveram cessão de uso pela Foz do Chapecó, por ser uma área de preservação permanente (APP). Os próximos passos são a elaboração do projeto executivo, captação de recursos e licitação da construção.

De acordo com o prefeito Glauber Burtet a apresentação do projeto pode contribuir com algumas ideias para os demais municípios. “Alguns fatores contribuíram para viabilizar a elaboração desse projeto, como as doações de área de terra, a localização próxima ao centro urbano e os recursos naturais, que nos fizeram pensar em equipamentos turísticos. Só faz sentido um investimento público desse porte se no entorno dessa estrutura seja possível a aplicação de recursos da iniciativa privada, seja para a construção de um hotel, uma pousada, um restaurante ou uma marina, ou seja, para que o visitante tenha uma estrutura completa”, explicou ao antecipar a possibilidade de abertura de loteamentos nas áreas próximas.

Burtet comentou que a Administração Municipal tem uma vocação natural para oferecer serviços nas áreas da saúde, da educação, da assistência social e do setor de obras. “Contudo, projetos como o da Prainha demandam grandes investimentos e coragem para executá-los, porém podem transformar a realidade econômica, social e financeira de toda a comunidade. Estamos decididos a fazer isso, de iniciar e de concluir porque trará oportunidades de investimentos e um ambiente que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida. Esperamos que com o passar do tempo possa agregar outros atrativos”, expôs.

O planejamento do turismo em Caxambu do Sul foi conduzido pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall, Sílvia Nowalski e Silvana Hall e contou com a participação ativa da comunidade e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). No início das atividades pouco se falava sobre o turismo no município, mas a partir desse processo observa-se atualmente o desenvolvimento turístico, com propriedades rurais se preparando para receber visitantes e com a visão de aproveitar essas potencialidades.

Fonte/Imagens: MB Comunicação Empresarial/Organizacional.

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