A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos anunciou hoje quinta-feira (20), pela manhã, que recebeu 60 doses da vacina Pfizer Comirnaty e definiu como será o esquema de vacinação contra a Covid-19, para o público infantil de 05 a 11 anos, seguindo as normas estabelecidas pelo Governo do Estado, Superintendência de Vigilância em Saúde e pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
A vacinação para o público pediátrico em São Carlos ocorre nas segundas-Feiras durante a tarde para as crianças que pertencem ao Grupo Prioritário: com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial) portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas de alto risco para evolução grave de Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, no mesmo dia será possível vacinar crianças que não estejam no grupo prioritário e que tenham entre 10 a 11 anos.
Por orientação do Ministério da Saúde, na segunda-feira durante a tarde a vacinação só será para o público infantil. Para os outros públicos a vacinação retornará ao normal a partir de terça-feira.
São consideradas as seguintes comorbidades: Diabete mellitus; Doenças metabólicas; Doenças pulmonares crônicas; Cardiopatias congênitas e adquiridas; Doença hepática crônica; Doença renal crônica; Doenças Neurológicas crônicas; Imunossupressão congênita ou adquirida; Hemoglobinopatias; Obesidade grave; Síndrome de Down. Para que a criança com comorbidade ou deficiência permanente seja vacinada será necessário a apresentação de Laudo médico ou exame que indique a comorbidade ou deficiência.
A vacinação só ocorrerá mediante agendamento e com a apresentação da carteirinha de saúde, do cartão do SUS e acompanhado dos pais ou responsáveis, ou de um documento de termo de consentimento por escrito que autorize a vacinação. O agendamento pode ser realizado pelos telefones 3325-1800 ou 3325-1801.
A Secretaria de Saúde relembra ainda que por precaução a vacina Covid-19 para o público infantil não deve ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias entre as doses contra a Covid-19 e demais vacinas. Além disso, crianças que apresentarem sintomas gripais não devem tomar a vacina, o recomendado é que procurem um médico e aguardem para realizar a vacina.
A segunda dose deverá ocorrer no período de 8 semanas. As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem finalizar o esquema vacinal com a Dose Pediátrica Pfzier Comirnaty.
Fonte/Foto: Jean Fiuza e Ingrid E. Schmitz / Rádio São Carlos – 104.1FM