PRIMEIRA SEMANA DE JUNHO TERÁ TEMPO FIRME E MANHÃS FRIAS EM SANTA CATARINA
Notícias
Foto: Thiago Kaue / SecomGOVSC

A primeira semana de junho começa com características típicas do outono em Santa Catarina. A previsão indica tempo firme na maior parte do estado, especialmente nas regiões do interior, com manhãs e noites mais frias e tardes de temperaturas agradáveis.

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, uma área de alta pressão mantém o tempo seco e estável nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), dificultando a formação de nuvens de chuva. No Litoral, a circulação marítima favorece maior presença de nuvens e condições para chuva fraca e passageira, sem acumulados significativos.

Entre quarta-feira (3) e o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (4), a circulação marítima ganha força e aumenta a nebulosidade entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Nessas regiões, a chuva pode ocorrer de forma mais persistente, mas sem expectativa de volumes expressivos.

A partir de sexta-feira (5), a tendência é de diminuição da chuva, embora o tempo siga mais fechado nas áreas litorâneas. No Oeste, Meio-Oeste e Planaltos, o sol volta a aparecer com mais frequência.

As temperaturas permanecem dentro da média para esta época do ano. Nas primeiras horas da manhã, os termômetros devem registrar entre 6°C e 12°C no Oeste, Meio-Oeste e Planaltos, enquanto no Litoral as mínimas variam entre 11°C e 16°C. Durante as tardes, as máximas ficam entre 17°C e 23°C, podendo ser mais elevadas no Oeste catarinense.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins e avisos meteorológicos pelos canais oficiais, já que as previsões podem sofrer atualizações ao longo da semana.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina | Por: Jornalismo Rádio São Carlos 104.1 FM