Inscrições Abertas para os Programas Universidade Gratuita e Fumdesc
Banner Rotativo Comunidade

Inscrições Abertas para os Programas Universidade Gratuita e Fumdesc

Os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), do Governo de Santa Catarina, estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025. Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga podem realizar suas inscrições a partir de segunda-feira, 7 de julho.

Passo a Passo para Inscrição
O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema e enviar os documentos comprobatórios para as instituições universitárias para análise e validação. Os estudantes têm até 17 de julho, às 19h, para completar as inscrições.

Em seguida, no 18 de julho, será possível consultar e imprimir os cadastros. Caso seja necessário, os estudantes poderão corrigir ou atualizar seus dados entre 29 e 31 de julho, até as 19h.

Após a aprovação, o estudante receberá um e-mail de homologação do benefício, seguido pelo Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Com a assinatura do CAFE pela Secretaria Estadual de Educação (SED), o aluno receberá outro e-mail para assinar os recibos. É importante que todos os procedimentos sejam cumpridos, pois, caso contrário, o benefício poderá ser perdido.

“O Universidade Gratuita é a maior política educacional da história de Santa Catarina, abrangendo 54% dos estudantes das instituições comunitárias do estado. Essa é mais uma oportunidade para que estudantes de escolas estaduais acessem o ensino superior”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Nova Ferramenta de Controle
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina desenvolveu uma nova ferramenta tecnológica para identificar inconsistências nos dados dos inscritos nos programas. A tecnologia, que será aplicada pela SED no segundo semestre de 2025, promete detectar possíveis irregularidades em menos de 24 horas, garantindo maior agilidade e precisão no controle preventivo.

“A inovação vai fortalecer a integridade do programa, permitindo que as informações sejam analisadas de forma rápida e eficiente”, explicou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

Mais de 50 mil Beneficiados
Atualmente, mais de 50 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas catarinenses estão cursando a graduação com o apoio dos programas do Governo de SC. Destes, 82% cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Além disso, 85% dos beneficiados conciliam os estudos com o trabalho.

Em dois anos, o programa já atende 54% dos matriculados em cursos presenciais nas universidades comunitárias e 32% nas instituições privadas no estado. A meta é atingir mais de 70 mil contemplados até 2026.

Novidades nos Programas
Neste semestre, a Secretaria de Estado da Educação lançou um simulador online para o Índice de Carência (IC), permitindo que os estudantes verifiquem sua elegibilidade para os programas antes da inscrição.

Além disso, os editais foram antecipados e as renovações, inscrições e concessões serão realizadas antes do início das aulas. Todos os detalhes, como cronograma e requisitos, estão disponíveis nos sites dos programas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *