A equipe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, visitou a Administração Municipal de Mondaí, nesta quinta-feira, 28, a equipe foi recebida pelo Prefeito Valdir Rubert, em seu gabinete.

Estiveram presentes o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil, Tenente Coronel, Aldrin de Souza; a gerente de prevenção, Suzana Costa e o gerente de monitoramento hidrológico, Victor Luís Padilha.

Também se fizeram presentes, durante a visita, o Secretário da Agricultura Pércio Schena e o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Paulo de Anhaia.

No início do mês de março, Mondaí decretou situação de emergência, devido à estiagem, que perdurou por um grande período de tempo no Município e região. Dessa forma, a Defesa Civil do Estado, está realizando visitas a todos os Municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), para verificar as demandas desses Municípios com relação à estiagem.

Conforme o Prefeito, Valdir Rubert, Mondaí realizou um relatório listando as demandas referentes a grande estiagem e enviou para a Defesa Civil. Ele espera que suas reivindicações sejam atendidas junto ao órgão, para que os problemas sejam resolvidos, principalmente nas comunidades do interior e na agricultura.

Durante o período de estiagem a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí distribuiu aproximadamente 10 milhões de litros de água, nas cisternas dos produtores rurais, visando minimizar o impacto causado pela falta da chuva na produção, no consumo humano e na criação de animais.

A distribuição de água ocorreu de forma totalmente gratuita e feita através do cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mondaí.