A Prefeita de Arvoredo e Presidente do Cidema, Janete Paravizi Bianchin, juntamente com os Prefeitos de São Carlos, Sul Brasil, Nova Itaberaba e Santiago do Sul, Sres. Rudi Miguel Sander, Éder Ivan Marmitt, Marciano Mauro Pagliarini e Julcimar Antônio Lorenzetti, estiveram em Brasília nos dias 19,20 e 21/2019, na Esplanada do Ministério da Agricultura, sendo recebidos pelo Secretário de Defesa Agropecuária Senhor José Guilherme Tollstadius Leal.

Os Prefeitos foram em defesa dos 22 municípios que fazem parte do Consórcio Cidema, para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), que tem como objetivo, harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o País.

O Programa PROSUASA, criado em 2012 pelo CIDEMA, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada município consorciado com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos nos municípios.

ADESÃO DO CIDEMA AO MAPA

 

Em janeiro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 1, de janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos municípios consorciados, para a adesão ao SISBI-POA. Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, os seguintes estabelecimentos:

– Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos;

– JBF Indústria e Comércio de Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas;

– Razão Social Eduardo Breansini (OVOS BENTO) de Cordilheira Alta;

– Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (QUI MEL);

– Matadouro de aves (FRIGORÍFICO DREHMER) no município de Sul Brasil;

– Fábrica de Laticínios (SANTI’LAC) no município de Santiago do Sul;

– Abatedouro Frigorífico de codornas (GOOD ALIMENTOS) de Coronel Freitas.