Os Vereadores e Vereadores de Palmitos estiveram reunidos na Segunda-feira, 15, para vigésima quarta Sessão Ordinária do ano.

Conforme Requerimento de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, aprovado na Sessão do dia 08 de Julho do corrente ano, o presidente convidou os participantes do JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade para receberem uma homenagem: Modalidade de Dança de salão 60-69 anos: Valdir e Anadir Vian, e casal reserva Ingrid Marluce Resener e Rudi Riese, onde os vereadores Rodemar e Astir fizeram a entrega da homenagem. Modalidade de Dominó Masculino: Evaldo Reinheimer, Segundo Vicente Batista da Silva, Eurico Lersch, onde os (as) vereadores (as) Claudemir e Márcia fizeram a entrega da homenagem. Modalidade de Bolão Feminino: Celita Zittlau Iria Midtelstedt Hoppe, Lori Weiss, Hertha Hofer, Noeli Kremer, Leonira Oesterlein, onde os vereadores Cristiano e Moacir fizeram a entrega da homenagem. Modalidade de Bocha Feminina (Conquistou o 3º Lugar no Estado), Maria Lourdes Palombit, Teresinha Arosi, Elza Maria Valdameri Testa, Tereza Gallina, Lourdes Maria Felchicher, onde os vereadores Roberto e Alencar fizeram a entrega da homenagem. Canastra Feminina: Asta Franken Pilger, Lira Schlosser, Noemia Wagner onde os (as) vereadores (as) Loreci e Caciano fizeram a entrega da homenagem.

Seguiu-se com a palavra livre e na sequência à Ordem do dia.

Confira as matérias aprovadas:

MOÇÃO DE APELO N° 016/2019 de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores nos seguintes termos: “A Câmara Municipal De Palmitos, acatando proposição da mesa diretora com o apoio dos demais vereadores que abaixo subscrevem, manifesta seu apelo para a disponibilização de uma profissional policial feminina para que possa realizar o trabalho ostensivo de proteção à mulher neste município”.

INDICAÇÃO N° 107/2019, de autoria do vereador Cristiano André Hoppe (MDB), que INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria competente, que seja feito 400 metros de pavimentação com pedras irregulares (calçamento) em frente ao cemitério da Linha Taquarussu, pois a estrada ali está em péssimas condições de trafegabilidade e quando chove a água corre pelo meio da estrada.

 INDICAÇÃO N° 109/2019, de autoria do vereador Cristiano André Hoppe (MDB), que INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria competente, sejam feitas melhorias no acesso a comunidade da Linha Santa Maria Goretti, pois o mesmo está muito estreito, uma vez que existe um grande fluxo de maquinas e caminhões de grande porte que por ali transitam.

 INDICAÇÃO N° 110/2019, de autoria do vereador Cristiano André Hoppe (MDB), INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria competente, que faça um estudo com a engenharia e moradores da Linha Caravagio para solucionar as dificuldades encontradas nesta comunidade, se tratando também do morro, pois foi modificado e segundo informações da população local não conseguem sair com a produção, mas precisamente produção de suínos, pois o mesmo ficou muito íngreme.

INDICAÇÃO N° 111/2019, de autoria da vereadora Loreci Maria Orsolin Pfeifer (PT), que INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria Competente, viabilize estudo em parceria com os Agrônomos do Município e Epagri, para plantação e cultivo no Viveiro Municipal de Plantas Medicinais (chá) para a distribuição as famílias. Cada vez mais através da Fitoterapia o SUS tem comprovado e liberado o tratamento e prevenção à saúde através de plantas medicinais, com o devido incentivo poderão as pessoas além de prevenir também tratar os males desde o principio e ao mesmo tempo evitar o consumo excessivo de medicamentos.

 INDICAÇÃO N° 112/2019, de autoria da vereadora Loreci Maria Orsolin Pfeifer (PT), que INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria Competente, viabilize a Pavimentação (calçamento) com pedras irregulares na estrada que dá acesso a comunidade de São Brás, acessando a direita da BR 158 no Moinho Cavazoto, iniciando a obra na propriedade da família do Senhor Ivo Pasqualon, prosseguindo a subida desta estrada, resolvendo com esta ação o grave problema enfrentado pelos condutores de veículos pesados no transporte da produção agrícola e o fornecimento de alimentos a suínos e aves da região.

 INDICAÇÃO N° 113/2019, de autoria da vereadora Márcia Rejane Hirsch (PSD), que INDICA ao Prefeito Municipal, que através da Secretaria competente, providencie melhorias na Rua Sergipe, Bairro Bagatini, visto que em péssimas condições de trafegabilidade.

 INDICAÇÃO N° 114/2019, de autoria do vereador Roberto Duarte (PSC), que INDICA ao Prefeito Municipal, para que através da Secretaria competente, construa no Bairro Bagatini, uma praça coberta, área de lazer para crianças e seus pais. Sugere-se que seja construída no local onde funcionava o DMER.

Esta foi à última sessão ordinária antes do recesso parlamentar. O Legislativo de Palmitos volta aos trabalhos no dia 05 de Agosto às 18 horas.

Fotos: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Palmitos