O fracasso é parte do processo de aprender

O fracasso é parte do processo de aprender

Por Jaime Folle

            Conheço muitos talentos, verdadeiros artistas em diversos segmentos, como a música, arte, educação, empresa etc. que se deixaram levar pelo medo e vivem uma vida frustrada por estarem fazendo outra coisa em detrimento ao seu talento do que mais gostariam de fazer.

Superar o medo do fracasso é crucial para quem tem determinado dom obter sucesso. Não me refiro ao sucesso financeiro, a ser um campeão, ou o líder de vendas, mas sim a conseguir realizar, obter ou alcançar aquilo que pretende dentro dos limites da possibilidade e desejo. Para muitos homens e mulheres muito bem sucedidos e que têm realizado grandes coisas na vida, a falha/erro é percebido apenas como um degrau para alcançar o êxito. 

O fracasso é parte do processo de aprender a vencer os seus medos. Ao longo de minha trajetória como professor universitário conhecei muitos alunos talentosos e poucos destes se deram bem na vida, justamente porque foram vencidos pelos próprios medos de seguir adiante.

Muitas vezes esperamos ter sucesso logo na nossa primeira tentativa e, se não o obtivermos, pensamos que fracassamos. Quão realista isto é? Só porque não conseguimos passar num teste, ser preterido para uma promoção, ou não conseguir um “sim”, ao pedir o número de telefone a uma linda garota/rapaz, não quererá certamente dizer que é um falhado ou que não irá conseguir? Não mesmo! Mas o medo da rejeição ou da falha percebida, faz com que muitas pessoas desistam por insegurança e não tentem mais nenhuma vez outra tentativa. A autoconfiança é extremamente importante em quase todos os aspectos das nossas vidas, sendo igualmente um fator importante na contribuição para virmos a ser bem sucedidos. Ao invés, a falta de autoconfiança pode ser um círculo vicioso: as pessoas que têm uma autoconfiança diminuída, podem ter dificuldades para atingirem o sucesso desejado. A boa notícia é que você pode fazer algumas coisas para construir a sua autoconfiança para isso basta colocar o medo na parte de traz, tirando da sua frente.

Ao invés de desistir quando as coisas não dão certo, aceite isso como uma oportunidade para construir a perseverança e determinação. Acredite que você tem o que necessita para trabalhar e enfrentar os obstáculos nos momentos difíceis. Lembre-se como muitos fracassos se tornaram em sucessos, porque essas pessoas não desistiram. Não desista dos seus objetivos se a razão for ter medo de fracassar. Persista, insista, tente e experimente até se aproximar daquilo que quer. Mas nunca desista de levar adiante o seu talento.

Até a próxima.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário