Aconteceu nos dias 20 e 21 de Agosto, em Chapecó, uma oficina com o tema: Adaptações curriculares frente à Educação Especial e inclusiva do século XXI, ministrado pelas professoras da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE, de Florianópolis Mirian Kátia de Liz Bral e Simone Marcelino Rodrigues, voltado para professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE da região da AMOSC, envolvidos no processo inclusivo da pessoa com deficiência.

O objetivo desta oficina foi instigar nos profissionais da educação a necessidade de planejar, elaborar e executar recursos pedagógicos direcionados ao desenvolvimento das funções mentais.

De São Carlos participaram as professores Lucia Arend da Fonseca e Juliana Lauschner do AEE e Apoio Pedagógico da rede municipal, que trabalham nas escolas de São João, Bela Vista e Pratas.

A professora Juliana, destacou que “foi um curso muito proveitoso, pois nos dois dias foram feitos vários trabalhos de prática, como trabalhar com o aluno de educação especial, principalmente alunos autistas”.

A professora Simone da FCEE, relatou que, para esta oficina, “usamos da criatividade e da motivação das professoras do AEE da Região da AMOSC para confeccionar diferentes materiais a serem usados no atendimento e possibilitamos a prática de construir recursos para trabalhar com a elaboração de conceitos, das funções psicológicas superiores, processos matemáticos e demais funções básicas de linguagem. Nesta oficina, o professor de AEE tem a vivência para pensar, planejar e executar recursos singulares, ou seja, cada um dos alunos atendidos terá seu material de apoio no aprendizado de novas habilidades”, completou.