Os Centros de Educação Infantis Municipais – CEIM’s Pequeno Príncipe, do Balneário de Pratas, e Mundo Encantado, do Centro, receberam brinquedos de madeira referentes aos seus projetos de educação cooperativa dentro do Programa A União Faz A Vida - PUFV.

O projeto “CRECHE: LUGAR DE LUDICIDADE” do Pequeno Príncipe, com estes brinquedos, objetiva ofertar às crianças brinquedos mais lúdicos, como os que fizeram parte da infância de muitos adultos de hoje. Esta experiência está ligada ao Currículo da Educação Infantil, onde descreve que a criança precisa aprender e construir seu pertencimento cultural pela brincadeira e explorar as sensações do corpo na relação com diferentes objetos e materiais. Assim, contextualiza-se a aquisição dos cavalinhos de pau.

O projeto “BRINCANDO E CONVIVENDO COM A CULTURA GERMÂNICA” do CEIM Mundo Encantado, teve a aquisição de patinhos e chocalhos, que, segundo o Currículo, oferecem experiências de aprendizagem para criar engenhocas com diferentes materiais e participar de brincadeiras da cultura local.

No ato da entrega em um dos CEIM’s, tivemos a presença do prefeito Rudi Miguel Sander, do secretário de Educação Sadi Baron, da gerente da Sicredi Ariane Fischer, da Coordenadora dos CEIM’s Inês Eckhardt, da coordenadora local do PUFV, Janete Giongo, e de professoras de educação infantil.

 

Para a coordenadora Inês, estes brinquedos, só pelos olhares das crianças, percebeu-se que gostaram muito. Como nas creches, nossos maiores objetivos é brincar com as crianças, então todos os brinquedos são bem-vindos e esses, em especial para as crianças brincarem ao ar livre, são muito importantes para a interação das crianças. Ficamos muito felizes quando conseguimos realizar os objetivos, enfatizando sempre o principal objetivo que é a educação dessas crianças”, concluiu.

“Ver as crianças felizes é sinal de que o trabalho das professoras é de qualidade, de dedicação, de responsabilidade, planejando experiências de aprendizagem que saem do tradicional, que exploram o mundo ao seu redor. E com o apoio do PUFV tudo é possível”, diz Janete.

Os brinquedos foram confeccionados pelo empresário São-carlense Rafael Wiest.

A Secretaria de Educação agradece ao prefeito Rudi Miguel Sander e ao presidente do Sicredi Alto Uruguai por proporcionar o PUFV no município de São Carlos, que desde 2010, vem contribuindo e sendo um apoio em todos os sentidos, ao desenvolvimento de uma educação de qualidade para os munícipes são-carlenses.