Ocorreu no último dia 31 de outubro, um curso para nutricionistas e representantes de merendeiras dos municípios da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina - AMOSC, organizado pelo Colegiado de Nutricionistas da entidade. O curso abordou sobre as Necessidades Alimentares Especiais na Alimentação Escolar e teve como objetivo discutir e apresentar alternativas de ofertas de refeições saudáveis para estudantes com alguma necessidade alimentar especial. O curso foi ministrado pela professora Roberta Taglietti que atua no curso de Nutrição da UNOCHAPECÓ. No período da manhã foram trabalhados assuntos relacionados ao tema. Na parte da tarde, foi ministrado uma aula pratica, com elaboração de receitas com alimentos diferenciados, estes que podem ser incluídos na alimentação escolar desses alunos, atendendo suas necessidades alimentares.

Segundo a Auxiliar de Serviços Gerais, Angela Monego, “o curso foi ótimo para a nossa aprendizagem. Na teórica e na prática. Esse curso deveria ser feito no município também, para que as demais Auxiliares pudessem participar”.

Para a nutricionista Kathleen Scherer, o curso foi muito bom. “Compartilhamos as experiências com outros municípios, que também apresentam alunos com necessidades alimentares especiais. Hoje o município tem alunos em sua rede com intolerância a lactose, alergia ao ovo, diabetes, entre outros. O curso contribuiu para melhorar ainda mais a oferta de alimentos para esses alunos. Com relação às receitas elaboradas, essas foram de fácil preparo, podendo ser adaptadas aos cardápios das unidades escolares. Capacitações como essa são fundamentais para nosso aperfeiçoamento, bem como a integração das nossas merendeiras na preparação das refeições a esses alunos”, comentou.