A Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou edital para inscrição da Oficina de Robótica, ofertado para as Unidades Escolares da Rede Municipal.

A inscrição dos candidatos está sendo realizada para alunos do 8º e 9º anos na Secretaria das Escolas Municipais Pe. Jorge Annecken, Prof. Mário Xavier dos Santos e Pe. Nicolau Gouverneur até o dia 13 de Setembro.

Caso o número de interessados for maior que o número de vagas, será realizado um sorteio público pela Secretaria de Educação, e posteriormente divulgados os nomes dos 20 alunos que serão matriculados para o período matutino e após, outro sorteio para preencher as 20 vagas do período vespertino.

Conforme o Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron, “a Oficina terá início no dia 19 de setembro, sempre às quintas-feiras das 08h às 11h e das 14h às 17h, no contraturno de aula dos alunos. A prefeitura Municipal disponibilizará o transporte para os alunos até o Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus de São Carlos onde será realizada a oficina, que terá duração de 60 horas e o lanche será de responsabilidade de cada família”, frisou.

Nas oficinas serão abordadas temáticas como: a iniciação científica; trabalho em equipe; Álgebra de para robótica; Lógica na programação; Práticas com arduínos; e Projeto de automação.

Alunos que faltarem em 2 aulas consecutivas e em 2 alternadas sem justificativa, perdem automaticamente a vaga, assim como as que não seguirem as orientações da Oficina.

O Assessor de Direção do Campus, Felipe José Schmidt destacou que o compromisso do IFSC é desenvolver Ciência e Tecnologia nesta localidade juntamente com todos os públicos que por aqui passam. “Temos várias áreas de atuação, e uma delas é na formação dos nossos alunos, estudantes da comunidade. E este projeto, em parceria com a prefeitura buscará trazer atividades que instiguem as crianças e adolescentes que estarão participando, a construir propostas inovadoras, usando dos arduínos, da matemática, da lógica, da álgebra, da física, para resolver problemas da nossa realidade. Então, até a nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, pretendemos realizar várias atividades com eles e inicia-los na robótica de modo que tomem apreço e que este projeto perpetue por vários anos e que ao longo das atividades os participantes tenham esta expertise do uso da tecnologia para inovar e resolver os problemas da nossa realidade em vários âmbitos, várias circunstâncias, tanto de áreas de meio ambiente, agrárias, engenharias, administração, aquilo que for possível de acordo com o desenvolvimento deles”, finalizou.